15 Ideias de Atividades (BNCC) de Arte para 8º Ano

1. Criação de Murais Coletivos

Uma atividade que promove a colaboração entre os alunos é a criação de murais coletivos. Os estudantes podem trabalhar em grupos para desenvolver um mural que represente um tema específico, como a diversidade cultural ou a preservação ambiental. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Análise de Obras de Arte

Os alunos podem escolher obras de arte de diferentes períodos e estilos para analisar. Essa atividade envolve pesquisa e discussão sobre o contexto histórico e cultural das obras, além de refletir sobre as técnicas utilizadas pelos artistas. A análise crítica ajuda a desenvolver o olhar artístico dos estudantes. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando elementos visuais e narrativos. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de contar histórias, além de integrar a arte com a literatura. Os estudantes podem apresentar suas histórias para a turma, promovendo a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Estudo de Artistas Brasileiros

Uma atividade interessante é a pesquisa sobre artistas brasileiros contemporâneos e suas obras. Os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de seminário, discutindo a importância desses artistas para a cultura nacional. Essa atividade ajuda a valorizar a arte brasileira e a desenvolver habilidades de apresentação. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Oficina de Técnicas de Pintura

Os alunos podem participar de uma oficina de técnicas de pintura, onde aprenderão sobre diferentes materiais e estilos, como aquarela, acrílica e óleo. Essa atividade prática permite que os estudantes experimentem e desenvolvam suas habilidades artísticas, além de conhecerem mais sobre a história da pintura. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Criação de Esculturas com Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar esculturas que reflitam a importância da sustentabilidade. Essa atividade não só estimula a criatividade, mas também promove a conscientização ambiental. Os estudantes podem expor suas obras na escola, incentivando a reflexão sobre o consumo consciente. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Performance Artística

Os alunos podem desenvolver uma performance artística que aborde um tema relevante, como a inclusão ou a igualdade de gênero. Essa atividade permite que os estudantes explorem diferentes formas de expressão, como dança, teatro e música, promovendo a interdisciplinaridade. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem criar cartazes que abordem temas sociais importantes, como a proteção dos direitos humanos ou a preservação do meio ambiente. Essa atividade estimula a pesquisa e a reflexão crítica, além de desenvolver habilidades gráficas e de comunicação visual. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Estudo de Movimentos Artísticos

Os alunos podem estudar diferentes movimentos artísticos, como o Impressionismo ou o Modernismo, e criar uma apresentação sobre suas características. Essa atividade ajuda a contextualizar a arte dentro da história e a entender a evolução das técnicas e estilos ao longo do tempo. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Criação de Vídeos Artísticos

Os alunos podem produzir vídeos que expressem suas ideias artísticas, utilizando técnicas de edição e filmagem. Essa atividade integra a arte com a tecnologia, permitindo que os estudantes explorem novas formas de expressão e comunicação. Os vídeos podem ser apresentados em uma mostra na escola. Habilidade BNCC: EF15AR10.