15 Ideias de Atividades (BNCC) de Biologia para o Ensino Médio

1. Estudo da Fotossíntese

Uma atividade prática que pode ser realizada em laboratório ou ao ar livre é a observação do processo de fotossíntese em plantas. Os alunos podem utilizar folhas de diferentes plantas e medir a produção de oxigênio através de experimentos simples, como a utilização de água e bicarbonato de sódio. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (Biologia) 3.1.1, que aborda a importância da fotossíntese para a vida na Terra.

2. Análise de Ecossistemas Locais

Os alunos podem realizar uma visita a um ecossistema local, como um parque ou uma reserva, e coletar dados sobre a biodiversidade presente. A atividade pode incluir a identificação de espécies de plantas e animais, além da análise das interações ecológicas. Essa atividade atende à habilidade BNCC 3.2.1, que trata da análise de ecossistemas e suas interações.

3. Debate sobre Biotecnologia

Promover um debate em sala de aula sobre os avanços da biotecnologia e suas implicações éticas. Os alunos podem pesquisar diferentes temas, como a manipulação genética de organismos e a clonagem, e apresentar suas opiniões. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC 3.3.1, que discute as implicações sociais e éticas das biotecnologias.

4. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar amostras de plantas e criar um herbário, onde cada amostra deve ser identificada com informações sobre a espécie, habitat e características. Essa atividade permite que os alunos desenvolvam habilidades de observação e classificação, alinhando-se à habilidade BNCC 3.1.2, que envolve a identificação e classificação de seres vivos.

5. Experimentos com Micro-organismos

Realizar experimentos simples com micro-organismos, como a fermentação do açúcar por leveduras. Os alunos podem observar as condições ideais para o crescimento de micro-organismos e discutir sua importância em processos biológicos e industriais. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC 3.1.3, que aborda a diversidade dos seres vivos e suas funções.

6. Simulação de Cadeias Alimentares

Os alunos podem criar maquetes ou diagramas que representem cadeias alimentares de diferentes ecossistemas. A atividade pode incluir a pesquisa sobre os níveis tróficos e a importância de cada organismo na cadeia. Essa atividade atende à habilidade BNCC 3.2.2, que discute as relações alimentares entre os seres vivos.

7. Estudo da Evolução das Espécies

Os alunos podem pesquisar sobre a teoria da evolução e criar uma linha do tempo que represente a evolução de diferentes espécies. A atividade pode incluir a análise de fósseis e a discussão sobre a seleção natural. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC 3.3.2, que aborda a evolução das espécies e a diversidade da vida.

8. Projeto de Conservação Ambiental

Os alunos podem desenvolver um projeto de conservação ambiental, onde identifiquem um problema local, como a poluição de um rio, e proponham soluções. A atividade pode incluir a apresentação de propostas para a comunidade. Essa atividade atende à habilidade BNCC 3.4.1, que discute a importância da conservação dos recursos naturais.

9. Análise de Dados Genéticos

Os alunos podem realizar uma atividade de análise de dados genéticos, utilizando softwares ou ferramentas online para entender a hereditariedade e a genética. A atividade pode incluir a construção de árvores genealógicas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC 3.1.4, que aborda a genética e a hereditariedade.

10. Experiência com Polinização

Os alunos podem observar o processo de polinização em flores, utilizando diferentes insetos ou até mesmo métodos artificiais. A atividade pode incluir a coleta de dados sobre a eficiência de polinizadores. Essa atividade atende à habilidade BNCC 3.2.3, que discute a polinização e suas implicações para a biodiversidade.