15 Ideias de Atividades (BNCC) para Alfabetização Leitura e Escrita

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que os alunos estão aprendendo. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que têm significados semelhantes ou que pertencem à mesma categoria. Essa atividade estimula a memória e a associação de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e utilizá-los para contar histórias. Essa atividade incentiva a criatividade e a expressão oral, além de promover a leitura e a interpretação de textos. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver suas histórias e apresentá-las para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Textos Coletivos

Os alunos podem participar da produção de um texto coletivo, onde cada um contribui com uma frase ou ideia. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita colaborativa e a organização de ideias, além de promover a leitura e a revisão do texto final. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Caça-Palavras Temático

Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico que os alunos estão estudando. Essa atividade ajuda a fixar o vocabulário e a desenvolver a atenção e a concentração. Os alunos podem trabalhar em duplas para resolver o caça-palavras. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Leitura Compartilhada

Realizar sessões de leitura compartilhada, onde o professor lê um livro em voz alta e os alunos acompanham. Após a leitura, os alunos podem discutir sobre a história, seus personagens e a mensagem transmitida. Essa atividade estimula a compreensão leitora e o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre um tema estudado, utilizando palavras e imagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de promover a pesquisa e a organização das informações. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Rimas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência fonológica e a criatividade na escrita. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Diário de Leitura

Incentive os alunos a manter um diário de leitura, onde eles registram suas impressões sobre os livros que leram. Essa atividade estimula a reflexão sobre a leitura e a escrita de forma pessoal e criativa. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar uma apresentação de teatro de sombras, utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e a interpretação de histórias. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Leitura de Poemas

Promova uma atividade de leitura de poemas, onde os alunos podem escolher seus poemas favoritos para ler em voz alta. Essa atividade ajuda a desenvolver a apreciação pela poesia e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando desenhos e diálogos. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a interpretação de narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre um livro ou tema estudado. Os alunos podem trabalhar em grupos para formular perguntas e responder. Essa atividade estimula a leitura crítica e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Atividade de Sequência de Eventos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma sequência de eventos de uma história que leram. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão de enredos e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Mapa Conceitual de Leitura

Os alunos podem criar um mapa conceitual sobre um texto lido, organizando as principais ideias e conceitos. Essa atividade estimula a compreensão e a síntese de informações. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Revisão de Textos

Promova uma atividade de revisão de textos, onde os alunos devem identificar erros e sugerir correções. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de revisão e a atenção aos detalhes na escrita. Habilidade BNCC: EF15LP15.