15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre Patrimônio Material e Imaterial

1. Mapeamento do Patrimônio Material e Imaterial

Os alunos podem realizar um mapeamento do patrimônio material e imaterial da sua comunidade. Essa atividade envolve a pesquisa de monumentos, festas, tradições e outros elementos culturais. Os alunos devem apresentar suas descobertas em um mural ou apresentação, utilizando a habilidade BNCC EF15HI01, que trata da identificação e valorização do patrimônio cultural.

2. Criação de um Diário de Bordo Cultural

Nesta atividade, os alunos devem manter um diário de bordo onde registram suas experiências e aprendizados sobre o patrimônio cultural da região. Eles podem incluir fotos, relatos e reflexões sobre o que aprenderam. Essa atividade se alinha à habilidade EF15HI02, que incentiva a reflexão sobre a diversidade cultural.

3. Entrevista com Membros da Comunidade

Os alunos podem entrevistar pessoas mais velhas da comunidade para coletar histórias e saber mais sobre as tradições locais. Essa atividade promove a oralidade e a valorização do patrimônio imaterial, atendendo à habilidade EF15HI03, que trata da valorização das narrativas culturais.

4. Criação de um Jogo de Tabuleiro sobre Patrimônio

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre o patrimônio material e imaterial. O jogo pode incluir perguntas e desafios relacionados à história e cultura local, promovendo a habilidade EF15HI04, que envolve a criação de jogos e brincadeiras que valorizem a cultura.

5. Produção de Vídeos sobre Tradições Locais

Os alunos podem produzir vídeos curtos que documentem tradições e festas locais, utilizando a habilidade EF15HI05, que incentiva a produção de conteúdos audiovisuais. Essa atividade também pode ser compartilhada nas redes sociais da escola, promovendo a cultura local.

6. Oficina de Artesanato Tradicional

Promover uma oficina de artesanato onde os alunos aprendem técnicas tradicionais de sua região. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15HI06, que valoriza as práticas artísticas e culturais. Os alunos podem criar peças que representem o patrimônio material local.

7. Visita a Museus e Centros Culturais

Organizar uma visita a museus ou centros culturais que abordem o patrimônio material e imaterial. Os alunos devem preparar um relatório sobre o que aprenderam, alinhando-se à habilidade EF15HI07, que envolve a pesquisa e análise de espaços culturais.

8. Criação de um Blog sobre Patrimônio Cultural

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre o patrimônio cultural da sua região. Essa atividade promove a habilidade EF15HI08, que incentiva a escrita e a publicação de conteúdos digitais sobre cultura.

9. Apresentação de Danças e Músicas Típicas

Os alunos podem pesquisar e apresentar danças e músicas típicas da sua cultura. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15HI09, que valoriza as expressões artísticas e culturais. A apresentação pode ser feita em um evento escolar.

10. Criação de um Livro de Receitas Tradicionais

Os alunos podem coletar receitas de pratos típicos da região e criar um livro de receitas. Essa atividade promove a habilidade EF15HI10, que valoriza a culinária como patrimônio imaterial. O livro pode ser impresso e distribuído entre os alunos e suas famílias.