15 Ideias de Atividades (BNCC) de Educação Física Escolar

1. Jogo da Memória com Movimentos

Uma atividade que estimula a memória e a coordenação motora dos alunos. Os alunos devem formar pares de cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltar, girar e correr. Ao encontrar um par, o aluno deve realizar o movimento correspondente. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF01, que busca desenvolver a consciência corporal e a memória motora.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações, cada uma com uma atividade específica, como corrida, salto em distância e exercícios de força. Os alunos devem passar por todas as estações em um tempo determinado. Essa atividade promove a resistência e a força muscular, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a prática de atividades físicas variadas.

3. Dança das Cadeiras Adaptada

Uma versão adaptada do clássico jogo das cadeiras, onde os alunos dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar um espaço para se acomodar. Em vez de cadeiras, podem ser utilizados colchonetes ou círculos no chão. Essa atividade estimula a socialização e a coordenação, atendendo à habilidade BNCC EF15EF03, que valoriza a expressão corporal e a dança.

4. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais da escola, onde devem realizar desafios físicos, como saltos ou corridas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que incentiva a cooperação e o respeito mútuo.

5. Mini-Olimpíadas

Organizar uma competição com diferentes modalidades esportivas, como corrida, arremesso e salto. Os alunos podem ser divididos em equipes, promovendo o espírito esportivo e a competição saudável. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF05, que busca desenvolver a prática esportiva e o respeito às regras.

6. Atividades de Rítmica com Música

Utilizar músicas para criar sequências de movimentos rítmicos. Os alunos devem acompanhar a música, realizando os movimentos propostos. Essa atividade estimula a coordenação e o senso de ritmo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF06, que valoriza a expressão rítmica e corporal.

7. Jogos de Revezamento

Promover jogos de revezamento, onde os alunos devem passar um objeto (como uma bola) de um para o outro em um percurso determinado. Essa atividade desenvolve a velocidade e a agilidade, atendendo à habilidade BNCC EF15EF07, que enfatiza a importância do trabalho em equipe e da estratégia.

8. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Iniciar ou finalizar as aulas com uma sessão de alongamento e relaxamento. Os alunos aprendem a importância do aquecimento e do relaxamento após a atividade física. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15EF08, que busca promover a saúde e o bem-estar.

9. Jogos Tradicionais Brasileiros

Incorporar jogos tradicionais, como queimada ou pega-pega, nas aulas de educação física. Esses jogos promovem a cultura e a socialização entre os alunos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF09, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão.

10. Atividades de Esportes Coletivos

Introduzir os alunos a esportes coletivos, como futebol ou basquete, ensinando as regras e promovendo partidas amistosas. Essa atividade desenvolve habilidades sociais e motoras, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF10, que enfatiza a prática de esportes e o respeito às regras.