15 Ideias de Atividades (BNCC) de Artes 5º Ano

1. Criação de Máscaras de Animais

Os alunos podem explorar a diversidade da fauna brasileira criando máscaras de animais. Essa atividade estimula a criatividade e o conhecimento sobre as espécies. Os alunos devem pesquisar sobre o animal escolhido, suas características e habitat, e, em seguida, criar uma máscara utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01 da BNCC, que propõe a valorização da cultura e a expressão artística.

2. Pintura Coletiva

Organizar uma pintura coletiva em grande escala pode ser uma experiência enriquecedora. Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente um tema específico, como a natureza ou a diversidade cultural. Essa atividade promove a colaboração e a expressão individual dentro de um contexto coletivo, atendendo à habilidade EF15AR02 da BNCC, que enfatiza a construção de significados por meio da arte.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e desenvolver uma peça de teatro. Essa atividade envolve a escrita de um roteiro, a confecção dos fantoches e a apresentação para a turma. Além de estimular a criatividade, essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e expressão, alinhando-se à habilidade EF15AR03 da BNCC, que trata da criação e apreciação de produções artísticas.

4. Fotografia e Montagem de Collage

Os alunos podem explorar a fotografia como forma de arte, tirando fotos de objetos ou cenas que considerem interessantes. Em seguida, podem criar uma colagem utilizando essas imagens, combinando diferentes elementos visuais. Essa atividade estimula a observação e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15AR04 da BNCC, que incentiva a experimentação com diferentes linguagens artísticas.

5. Dança e Movimento

Promover uma aula de dança onde os alunos possam criar suas próprias coreografias é uma excelente maneira de trabalhar a expressão corporal. Os alunos podem se dividir em grupos e desenvolver uma apresentação que reflita suas emoções e histórias. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR05 da BNCC, que propõe a valorização do corpo como meio de expressão artística.

6. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem construir instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas, latas e papelão. Após a confecção, eles podem explorar diferentes ritmos e sons, promovendo uma experiência sensorial rica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR06 da BNCC, que incentiva a experimentação sonora e musical.

7. Estudo de Artistas Brasileiros

Os alunos podem pesquisar sobre artistas brasileiros e suas obras, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade pode incluir a reprodução de uma obra famosa, permitindo que os alunos explorem diferentes técnicas e estilos. Essa atividade atende à habilidade EF15AR07 da BNCC, que propõe o reconhecimento da produção artística nacional.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de forma lúdica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR08 da BNCC, que valoriza a produção de narrativas artísticas.

9. Artesanato com Materiais Naturais

Os alunos podem coletar materiais naturais, como folhas, pedras e galhos, para criar obras de arte. Essa atividade promove a conexão com a natureza e a sustentabilidade, além de estimular a criatividade. Essa atividade atende à habilidade EF15AR09 da BNCC, que propõe a valorização dos recursos naturais na produção artística.

10. Exposição de Arte

Organizar uma exposição com as obras produzidas pelos alunos é uma forma de valorizar o trabalho artístico. Os alunos podem participar da curadoria, escolhendo quais obras expor e como organizá-las. Essa atividade promove a reflexão sobre o processo criativo e a apreciação da arte, alinhando-se à habilidade EF15AR10 da BNCC, que incentiva a valorização da produção artística.