15 Ideias de Atividades (BNCC) de Educação Física Fundamental 1

1. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a resistência física. Os alunos são divididos em grupos e devem completar um percurso determinado, passando um bastão entre si. Essa atividade desenvolve habilidades como a coordenação motora, o respeito às regras e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo da Memória com Movimentos

O jogo da memória pode ser adaptado para a Educação Física, onde os alunos devem lembrar de sequências de movimentos. Por exemplo, o professor pode demonstrar uma sequência de saltos, giros e corridas, e os alunos devem replicar. Essa atividade estimula a memória, a atenção e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade lúdica que promove a socialização e a coordenação motora. Os alunos dançam ao som de música e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para se sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada, aumentando a competitividade e a diversão. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos é uma excelente forma de trabalhar a agilidade e a força. Os alunos devem passar por diferentes estações, que podem incluir saltos, corridas, rasteiras e escaladas. Essa atividade desenvolve a resistência física e a superação de desafios. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Futebol Adaptado

O futebol adaptado é uma forma de incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. O professor pode adaptar as regras, como o tamanho do campo e a quantidade de toques na bola. Essa atividade promove a inclusão, o trabalho em equipe e a prática de esportes. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro em atividades físicas é uma forma divertida de aprender. Os alunos podem ser as peças e devem se mover pelo tabuleiro gigante, realizando desafios físicos em cada casa. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Atividades com Fantoches

Utilizar fantoches em atividades de Educação Física pode ser uma forma lúdica de ensinar sobre movimentos e expressões corporais. Os alunos podem criar histórias e encenar utilizando os fantoches, desenvolvendo a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que estimula a colaboração e a resolução de problemas. Os alunos devem seguir pistas e realizar desafios físicos para encontrar o tesouro escondido. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Yoga para Crianças

A prática de yoga adaptada para crianças é uma excelente forma de trabalhar a concentração e a flexibilidade. O professor pode ensinar posturas simples e técnicas de respiração, promovendo o relaxamento e o bem-estar. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Brincadeiras Tradicionais

Resgatar brincadeiras tradicionais, como pular corda, amarelinha e esconde-esconde, é uma forma de promover a atividade física de maneira lúdica. Essas brincadeiras desenvolvem habilidades motoras, sociais e cognitivas, além de serem uma forma de interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF10.