15 Ideias de Atividades (BNCC) de Educação Física no Ensino Médio

1. Jogo de Queimada

O jogo de queimada é uma atividade clássica que promove a interação e o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em duas equipes, e o objetivo é eliminar os jogadores adversários lançando uma bola neles. Essa atividade desenvolve habilidades motoras, como coordenação e agilidade, além de incentivar a prática de regras e o respeito ao adversário. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Montar um circuito com diferentes estações de atividades físicas é uma excelente forma de diversificar as aulas. Cada estação pode incluir exercícios de força, resistência, flexibilidade e coordenação. Os alunos devem passar por todas as estações em um tempo determinado, promovendo a competição saudável e o autoconhecimento sobre suas capacidades físicas. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF02.

3. Dança de Salão

A dança de salão é uma atividade que pode ser incorporada nas aulas de Educação Física, promovendo a cultura e a socialização. Os alunos aprendem diferentes estilos de dança, como samba, forró e tango, desenvolvendo ritmo, coordenação e trabalho em grupo. Além disso, a dança estimula a autoestima e a expressão corporal. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF03.

4. Atletismo: Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que envolve estratégia e cooperação. Os alunos formam equipes e competem em uma corrida, passando um bastão entre si. Essa atividade não só melhora a resistência física, mas também ensina sobre a importância do trabalho em equipe e da comunicação. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF04.

5. Jogos Cooperativos

Os jogos cooperativos são uma ótima maneira de promover a inclusão e a colaboração entre os alunos. Atividades como “A teia” ou “O barco furado” incentivam os alunos a trabalharem juntos para alcançar um objetivo comum, desenvolvendo habilidades sociais e emocionais. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF05.

6. Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que combina dança, luta e música. Incorporar essa atividade nas aulas de Educação Física permite que os alunos aprendam sobre a história e a cultura afro-brasileira, além de desenvolverem habilidades motoras e de ritmo. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF06.

7. Voleibol Adaptado

O voleibol adaptado é uma versão do esporte que pode ser jogada em diferentes contextos, incluindo em ambientes internos e externos. Os alunos podem aprender as regras básicas do jogo, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe e comunicação. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF07.

8. Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica é uma atividade que combina elementos de dança e ginástica, utilizando aparelhos como fitas, bolas e arcos. Essa atividade ajuda os alunos a desenvolverem a coordenação motora, a flexibilidade e a expressão corporal, além de promover a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF08.

9. Futebol de Rua

O futebol de rua é uma atividade que pode ser realizada em qualquer espaço aberto e promove a inclusão social. Os alunos podem jogar em equipes, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, estratégia e respeito às regras. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF09.

10. Yoga para Adolescentes

A prática de yoga é uma excelente forma de promover o bem-estar físico e mental dos alunos. As aulas podem incluir posturas, técnicas de respiração e meditação, ajudando os alunos a desenvolverem concentração, equilíbrio e autocontrole. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF10.