15 Ideias de Atividades (BNCC) de Língua Inglesa

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade dinâmica que envolve a criação de um jogo de palavras, onde os alunos devem formar frases utilizando um conjunto específico de vocabulário. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que trata da ampliação do vocabulário em Língua Inglesa.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar diálogos em inglês, desenvolvendo habilidades de fala e escuta. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de permitir que os alunos pratiquem a pronúncia correta. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que envolve a produção de textos orais.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes podem criar histórias em quadrinhos utilizando o vocabulário aprendido em sala. Essa atividade incentiva a escrita criativa e a organização de ideias, além de ser uma forma lúdica de praticar a Língua Inglesa. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que aborda a produção de textos escritos.

4. Entrevistas em Dupla

Os alunos podem realizar entrevistas em duplas, onde um faz perguntas e o outro responde em inglês. Essa atividade ajuda a desenvolver a fluência e a compreensão auditiva, além de promover a interação entre os alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que se refere à interação em situações comunicativas.

5. Jogos de Tabuleiro em Inglês

A criação de jogos de tabuleiro que envolvam perguntas e respostas em inglês pode ser uma forma divertida de revisar conteúdos. Os alunos podem trabalhar em grupos, estimulando a competição saudável e o aprendizado colaborativo. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que trata do uso da Língua Inglesa em contextos variados.

6. Música e Letras

Os alunos podem escolher uma música em inglês, analisar a letra e discutir seu significado. Essa atividade promove a compreensão auditiva e a interpretação de textos, além de ser uma forma de conectar a cultura com o aprendizado da língua. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

7. Criação de Vídeos

Os alunos podem produzir vídeos curtos em inglês, abordando temas variados. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de permitir que os alunos pratiquem a língua de forma autêntica. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que trata da produção de textos multimídia.

8. Debates em Sala de Aula

Organizar debates sobre temas atuais em inglês pode ser uma forma eficaz de desenvolver a argumentação e a fluência dos alunos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a expressão de opiniões. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08, que se refere à argumentação em contextos formais e informais.

9. Caça ao Tesouro Linguístico

Os alunos podem participar de uma caça ao tesouro, onde precisam encontrar objetos ou informações em inglês. Essa atividade promove a prática da leitura e da interpretação de textos, além de ser uma forma divertida de aprender. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09, que aborda a leitura e a interpretação de diferentes tipos de textos.

10. Criação de Blogs em Inglês

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados em inglês. Essa atividade incentiva a escrita e a reflexão, além de permitir que os alunos pratiquem a língua de forma autônoma. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP10, que trata da produção de textos digitais.