15 Ideias de Atividades (BNCC) de Libras para Surdos

1. Jogo de Memória com Sinais de Libras

Uma atividade divertida e educativa que envolve a criação de um jogo de memória utilizando cartões com imagens e sinais em Libras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização dos sinais. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Teatro de Fantoches em Libras

Os alunos podem criar um pequeno teatro de fantoches onde as histórias são contadas em Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de promover a prática da língua de sinais. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Música em Libras

Os alunos escolhem uma música popular e a traduzem para Libras, apresentando-a em grupo. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão auditiva e a expressão em Libras. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando Libras como forma de comunicação. Essa atividade estimula a leitura e a escrita, além de promover a inclusão. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Bingo de Sinais

O bingo é uma atividade lúdica que pode ser adaptada para ensinar sinais em Libras. Os alunos devem marcar os sinais que são chamados, promovendo a interação e a aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Atividades de Desenho e Pintura

Os alunos podem desenhar ou pintar cenas que representam sinais em Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de imagens com os sinais. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Entrevistas em Libras

Os alunos podem realizar entrevistas entre si utilizando Libras, promovendo a prática da comunicação e a troca de experiências. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogos de Role-Playing

Os alunos podem participar de jogos de interpretação de papéis onde a comunicação deve ser feita em Libras. Essa atividade estimula a empatia e a prática da língua. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem sinais em Libras, utilizando imagens e textos. Essa atividade promove a pesquisa e a disseminação do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Contação de Histórias em Libras

Os alunos podem contar histórias utilizando Libras, incentivando a oralidade e a expressão corporal. Essa atividade é fundamental para a construção da narrativa em Libras. Habilidade BNCC: EF15LP10.