15 Ideias de Atividades (BNCC) para Primeiro Dia de Aula

1. Apresentação Criativa

Uma atividade que pode ser muito eficaz no primeiro dia de aula é a apresentação criativa. Os alunos podem criar um cartaz ou uma apresentação digital que represente quem eles são, incluindo seus interesses, hobbies e expectativas para o ano letivo. Essa atividade promove a interação e ajuda os alunos a se conhecerem melhor. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Dinâmica do Nome

A dinâmica do nome é uma atividade divertida que ajuda a quebrar o gelo. Cada aluno diz seu nome e uma palavra que comece com a mesma letra do seu nome, além de uma breve explicação sobre a escolha. Essa atividade estimula a memória e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Mapa dos Sonhos

Os alunos podem criar um “mapa dos sonhos”, onde desenham ou colam imagens que representam seus objetivos e aspirações para o ano. Essa atividade incentiva a reflexão e a visualização de metas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas sobre curiosidades da turma pode ser uma ótima maneira de iniciar o ano. Os alunos podem escrever perguntas em cartões e, em grupos, tentar adivinhar as respostas. Isso promove a interação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Regras de Convívio

Os alunos podem participar da elaboração das regras de convivência da sala de aula. Essa atividade promove a responsabilidade e o respeito mútuo, além de garantir que todos se sintam ouvidos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Roda de Conversa

Uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas expectativas e medos em relação ao novo ano letivo pode ser muito enriquecedora. Essa atividade ajuda a criar um ambiente de confiança e empatia. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Caça ao Tesouro da Escola

Organizar uma caça ao tesouro dentro da escola pode ser uma maneira divertida de os alunos conhecerem melhor o espaço. Eles podem trabalhar em grupos e resolver pistas que os levem a diferentes locais. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Cartões de Boas-Vindas

Criar cartões de boas-vindas para os colegas e para o professor é uma atividade que promove a criatividade e a empatia. Os alunos podem personalizar os cartões e escrever mensagens positivas. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Apresentação de Projetos Futuros

Os alunos podem apresentar ideias de projetos que gostariam de desenvolver durante o ano. Essa atividade estimula a criatividade e o planejamento, além de permitir que os alunos se sintam parte ativa do processo de aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Mural de Expectativas

Por fim, a criação de um mural de expectativas é uma ótima maneira de visualizar os objetivos da turma. Os alunos podem escrever ou desenhar suas expectativas e colar no mural, que ficará exposto durante o ano. Habilidade BNCC: EF15LP10.