15 Ideias de Atividades (BNCC) adaptado para alunos surdos

1. Contação de Histórias em Libras

A contação de histórias é uma atividade rica em aprendizado e pode ser adaptada para alunos surdos através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os professores podem selecionar contos e fábulas que sejam de fácil compreensão e utilizar recursos visuais, como ilustrações e vídeos, para complementar a narrativa. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a leitura e interpretação de textos.

2. Jogos de Memória com Sinais

Os jogos de memória são uma excelente forma de ensinar vocabulário em Libras. Os professores podem criar cartões com imagens de objetos e seus respectivos sinais. Essa atividade estimula a memória visual e a associação de palavras com sinais, promovendo a aprendizagem de forma lúdica. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que trata da ampliação do vocabulário.

3. Criação de Vídeos em Libras

Os alunos podem ser incentivados a criar vídeos onde eles mesmos contam uma história ou explicam um tema em Libras. Essa atividade não só desenvolve a fluência na língua, mas também a habilidade de se expressar em público. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e escritos.

4. Atividades de Artes Visuais com Temas Inclusivos

Promover atividades de artes visuais que abordem temas inclusivos pode ser uma forma de sensibilizar todos os alunos sobre a cultura surda. Os alunos podem criar cartazes, desenhos ou colagens que representem a comunidade surda e sua história. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que envolve a apreciação e produção de arte.

5. Mímica e Expressão Corporal

A mímica é uma atividade que pode ser muito divertida e educativa. Os alunos podem se dividir em grupos e representar palavras ou frases sem usar a fala, apenas com gestos e expressões faciais. Essa atividade estimula a comunicação não-verbal e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a expressão corporal.

6. Leitura de Quadrinhos em Libras

Os quadrinhos são uma forma divertida de leitura que pode ser adaptada para alunos surdos. Os professores podem selecionar quadrinhos que tenham diálogos simples e criar versões em Libras. Essa atividade ajuda na compreensão de narrativas e no desenvolvimento da leitura. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que trata da leitura de diferentes gêneros textuais.

7. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro podem ser adaptados para incluir sinais em Libras. Os alunos podem jogar em grupos, onde cada um deve explicar as regras e as jogadas utilizando Libras. Essa atividade promove a interação social e o aprendizado colaborativo. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

8. Dramatizações de Contos Famosos

Os alunos podem escolher contos famosos e criar pequenas dramatizações, utilizando Libras para os diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a compreensão de narrativas. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que envolve a produção de textos dramatúrgicos.

9. Criação de Dicionário Visual em Libras

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um dicionário visual que inclua palavras e seus sinais correspondentes. Essa atividade não só ajuda na aprendizagem de novos sinais, mas também incentiva a pesquisa e a colaboração. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que trata da construção de dicionários e glossários.

10. Aulas de Música com Sinais

As aulas de música podem ser adaptadas para incluir a interpretação de letras de músicas em Libras. Os alunos podem aprender a traduzir as letras e apresentá-las em grupo. Essa atividade promove a inclusão e o desenvolvimento da musicalidade. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR02, que envolve a apreciação e a produção musical.

11. Caça ao Tesouro com Pistas em Libras

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas estejam escritas em Libras pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos devem decifrar as pistas e encontrar os objetos escondidos, estimulando o trabalho em equipe e a interpretação. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF02, que aborda a resolução de problemas em grupo.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando Libras para os diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual, permitindo que os alunos expressem suas ideias de forma única. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

13. Atividades de Culinária com Sinais

As aulas de culinária podem ser uma ótima oportunidade para ensinar vocabulário em Libras. Os alunos podem seguir receitas e aprender os sinais dos ingredientes e utensílios utilizados. Essa atividade promove a aprendizagem prática e a interação social. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA02, que trata da aplicação de conhecimentos matemáticos em situações do cotidiano.

14. Debates sobre Temas Relevantes

Os alunos podem participar de debates sobre temas relevantes para a comunidade surda, utilizando Libras para se expressar. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover a inclusão. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

15. Visitas a Museus e Exposições

Organizar visitas a museus e exposições que abordem a cultura surda pode ser uma forma enriquecedora de aprendizado. Os alunos podem fazer visitas guiadas em Libras, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade cultural. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que trata da apreciação de diferentes manifestações culturais.