15 Ideias de Atividades (BNCC) fonema e letra 6º ano

1. Jogo de Rimas

Os alunos podem participar de um jogo de rimas onde devem encontrar palavras que rimem com uma palavra dada. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência fonológica e a identificação de fonemas. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras de Fonemas

Crie um caça-palavras com palavras que contenham fonemas específicos. Os alunos devem circular as palavras e, em seguida, apresentar as que encontraram. Essa atividade estimula a identificação de letras e sons. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Poemas

Os alunos podem escrever poemas curtos utilizando palavras que contenham fonemas trabalhados em aula. Essa atividade incentiva a criatividade e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo de Fonemas

Organize um bingo onde os alunos devem marcar os fonemas que ouvirem durante a leitura de um texto. Essa atividade promove a escuta atenta e a identificação de sons. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que utilizem palavras com fonemas específicos. Essa atividade integra a leitura, escrita e criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo da Memória

Crie um jogo da memória com cartões que contenham palavras e suas respectivas imagens. Os alunos devem encontrar os pares, ajudando na associação de fonemas e letras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Leitura Compartilhada

Realize uma leitura compartilhada de um texto que contenha palavras com os fonemas estudados. Após a leitura, discuta as palavras e seus sons. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Atividade de Classificação

Peça aos alunos que classifiquem palavras em grupos de acordo com os fonemas iniciais, médios e finais. Essa atividade ajuda na percepção da estrutura das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes ilustrando palavras que começam com um fonema específico. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas onde os alunos devem responder utilizando palavras que contenham os fonemas trabalhados. Essa atividade promove a oralidade e a interação. Habilidade BNCC: EF15LP10.