15 Ideias de Atividades (BNCC) circuito motor

1. Circuito Motor: Corrida de Obstáculos

Uma atividade que envolve a criação de um circuito de obstáculos utilizando cones, cordas e outros materiais disponíveis. Os alunos devem completar o circuito em um tempo determinado, desenvolvendo habilidades motoras como agilidade, coordenação e resistência. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito Motor: Jogo da Memória com Movimentos

Os alunos devem formar pares de movimentos, como saltos, giros e corridas, e em seguida, realizar o jogo da memória. Cada vez que um par é encontrado, os alunos devem executar o movimento correspondente. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Circuito Motor: Dança das Cadeiras

Uma versão ativa do clássico jogo, onde os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em um círculo. Quando a música para, eles devem encontrar uma cadeira para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada, promovendo a competição e a agilidade. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito Motor: Estafetas com Balões

Os alunos são divididos em equipes e devem passar um balão entre si, utilizando apenas partes do corpo como joelhos ou cotovelos. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Circuito Motor: Pular Corda em Grupo

Os alunos devem formar um grande círculo e pular corda em grupo, alternando entre diferentes estilos de pulo. Essa atividade melhora a resistência cardiovascular e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Circuito Motor: Caça ao Tesouro Ativo

Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes estações, onde devem realizar atividades físicas, como saltos ou corridas, antes de receber a próxima pista. Essa atividade estimula a exploração e o movimento. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Circuito Motor: Circuito de Equilíbrio

Os alunos devem atravessar um circuito que inclui diferentes superfícies, como tábuas de equilíbrio e almofadas. Essa atividade ajuda a desenvolver a propriocepção e o equilíbrio. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Circuito Motor: Futebol com Balões

Os alunos jogam futebol utilizando balões em vez de uma bola tradicional. Essa atividade promove a coordenação e o controle motor, além de ser divertida e leve. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Circuito Motor: Corrida de Saco

Os alunos devem correr dentro de sacos, competindo em uma corrida. Essa atividade é excelente para desenvolver a força nas pernas e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Circuito Motor: Yoga para Crianças

Uma atividade que combina posturas de yoga adaptadas para crianças, promovendo a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Circuito Motor: Saltos em Distância

Os alunos devem realizar saltos em distância, tentando alcançar marcas estabelecidas. Essa atividade ajuda a desenvolver a força das pernas e a técnica de salto. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Circuito Motor: Brincadeira de Queimada

Um jogo clássico que envolve correr, se esquivar e lançar bolas, promovendo a agilidade e a resistência. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Circuito Motor: Atividades com Fitas

Os alunos utilizam fitas coloridas para criar movimentos rítmicos e expressivos, desenvolvendo a coordenação e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Circuito Motor: Mini-Olimpíadas

Os alunos participam de uma série de competições esportivas, como corrida, salto e arremesso, promovendo o espírito esportivo e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Circuito Motor: Dança e Movimento

Os alunos devem criar uma coreografia em grupo, utilizando diferentes estilos de dança. Essa atividade estimula a expressão corporal e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF15.