15 Ideias de Atividades (BNCC) água e vida

1. Experiência de Filtração de Água

Os alunos podem realizar uma atividade prática de filtração de água utilizando materiais simples, como areia, pedras e carvão. Essa experiência permite que eles compreendam o ciclo da água e a importância da purificação. Habilidade BNCC: Ciências – 3º ano – EF03CI03.

2. Mapa da Água na Comunidade

Nesta atividade, os estudantes devem criar um mapa que indique as fontes de água na comunidade, como rios, lagos e poços. Isso ajuda a desenvolver a consciência sobre a importância da água e a sua preservação. Habilidade BNCC: Geografia – 4º ano – EF04GE03.

3. Experimentos com Água e Temperatura

Os alunos podem realizar experimentos que demonstrem como a temperatura afeta o estado da água (sólido, líquido e gasoso). Essa atividade prática é fundamental para entender conceitos de física e química. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI01.

4. Criação de Cartazes sobre Conservação da Água

Os estudantes devem criar cartazes informativos sobre a importância da conservação da água e dicas de como economizá-la no dia a dia. Essa atividade estimula a criatividade e a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: Arte – 6º ano – EF06AR01.

5. Debate sobre Poluição da Água

Organizar um debate em sala de aula sobre os impactos da poluição da água e suas consequências para a saúde e o meio ambiente. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: Ciências – 7º ano – EF07CI04.

6. Visita a uma Estação de Tratamento de Água

Promover uma visita a uma estação de tratamento de água local para que os alunos possam ver de perto o processo de purificação e distribuição da água. Essa experiência prática é essencial para a compreensão do tema. Habilidade BNCC: Geografia – 8º ano – EF08GE05.

7. Jogo de Tabuleiro sobre o Ciclo da Água

Desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine os alunos sobre o ciclo da água, suas etapas e a importância de cada uma delas. Essa atividade lúdica facilita a aprendizagem de forma divertida. Habilidade BNCC: Ciências – 9º ano – EF09CI02.

8. Criação de um Diário da Água

Os alunos podem criar um diário onde registram o consumo de água durante uma semana, refletindo sobre hábitos e formas de economizar. Essa atividade promove a autoavaliação e a conscientização. Habilidade BNCC: Matemática – 5º ano – EF05MA07.

9. Experiência de Crescimento de Plantas com e sem Água

Realizar um experimento onde os alunos plantam sementes em dois vasos, um com água e outro sem, para observar o impacto da água no crescimento das plantas. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI01.

10. Criação de uma Campanha de Conscientização

Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre a importância da água, utilizando redes sociais ou outros meios de comunicação. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a criatividade. Habilidade BNCC: Educação Física – 6º ano – EF06EF03.