15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre literatura infantil

1. Contação de Histórias Interativa

Uma atividade que envolve a contação de histórias de forma interativa, onde os alunos podem participar ativamente. Os professores podem escolher um livro de literatura infantil e, durante a leitura, fazer perguntas que incentivem a participação dos alunos, como “O que você acha que vai acontecer a seguir?”. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a valorização da leitura e da oralidade.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches baseados nos personagens de uma história lida em sala. Utilizando materiais recicláveis, como papelão e tecidos, os alunos desenvolvem suas habilidades manuais e criativas. Após a confecção, podem apresentar pequenas peças teatrais, estimulando a expressão oral e a criatividade. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a produção artística.

3. Jogo de Palavras

Os professores podem criar um jogo de palavras utilizando os personagens e elementos das histórias lidas. Os alunos devem formar frases ou histórias curtas com as palavras sorteadas. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a leitura, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que foca na produção de textos.

4. Diário de Leitura

Cada aluno pode manter um diário de leitura onde registra suas impressões sobre os livros lidos. Eles podem incluir desenhos, resumos e reflexões sobre os personagens e enredos. Essa prática desenvolve a habilidade de escrita e a capacidade de análise crítica, conforme a habilidade BNCC EF15LP03, que incentiva a reflexão sobre a leitura.

5. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. A atividade consiste em encenar uma história, onde os alunos manipulam as sombras e narram a trama. Essa atividade promove a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a apreciação e a produção de artes visuais.

6. Leitura Compartilhada

Os alunos se reúnem em grupos para realizar uma leitura compartilhada de um livro. Cada aluno pode ler uma parte da história, promovendo a colaboração e a troca de ideias. Essa atividade estimula a compreensão leitora e a socialização, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que propõe a leitura em diferentes contextos.

7. Criação de Livro Ilustrado

Os alunos podem criar um livro ilustrado, onde cada um é responsável por uma página. Eles devem escrever um trecho da história e ilustrá-lo. Ao final, os livros podem ser compartilhados entre os colegas, promovendo a leitura e a apreciação da literatura. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que incentiva a produção de textos ilustrados.

8. Debate sobre a História

Após a leitura de um livro, os alunos podem participar de um debate sobre os temas abordados na história. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e aprendam a respeitar as ideias dos colegas. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a discussão de temas relevantes.

9. Mapa da História

Os alunos podem criar um mapa da história, onde representam os principais eventos e personagens de um livro lido. Essa atividade estimula a compreensão da narrativa e a habilidade de síntese, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP07, que propõe a organização de informações de forma visual.

10. Música e Literatura

Os alunos podem escolher uma música que se relacione com a história lida e discutir como os temas da canção se conectam com a narrativa. Essa atividade promove a interdisciplinaridade entre a música e a literatura, estimulando a reflexão e a análise crítica, conforme a habilidade BNCC EF15AR04, que envolve a apreciação musical.