15 Ideias de Atividades (BNCC) de filosofia para ensino fundamental

1. Debate sobre Ética e Moral

Uma atividade que promove o debate entre os alunos sobre questões éticas e morais é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os alunos podem ser divididos em grupos e receber temas polêmicos, como a eutanásia ou a pena de morte, para discutir. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09CHS01, que propõe a análise de diferentes perspectivas sobre questões éticas.

2. Criação de um Diário Filosófico

Os alunos podem manter um diário filosófico onde registram reflexões sobre temas discutidos em aula, como a felicidade ou a justiça. Essa prática estimula a autoanálise e a expressão de pensamentos, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CHS02, que incentiva a reflexão sobre a própria vida e a sociedade.

3. Análise de Textos Filosóficos

Selecionar trechos de obras de filósofos como Platão ou Aristóteles e pedir aos alunos que analisem e interpretem os textos pode ser uma excelente atividade. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF09CHS03, que envolve a leitura e interpretação de diferentes tipos de textos.

4. Criação de Cartazes sobre Filósofos

Os alunos podem pesquisar sobre filósofos famosos e criar cartazes que apresentem suas principais ideias e contribuições. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CHS04, que propõe a pesquisa e a apresentação de informações.

5. Discussão sobre Filosofia e Ciência

Promover uma discussão sobre a relação entre filosofia e ciência pode ajudar os alunos a entenderem como essas áreas se interconectam. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09CHS05, que propõe a análise de diferentes formas de conhecimento.

6. Jogos de Perguntas Filosóficas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre conceitos filosóficos pode tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF09CHS06, que incentiva a construção de conhecimentos de forma lúdica.

7. Roda de Conversa sobre Direitos Humanos

Realizar uma roda de conversa onde os alunos discutem os direitos humanos e sua importância na sociedade é uma atividade enriquecedora. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF09CHS07, que propõe a reflexão sobre direitos e deveres na sociedade.

8. Estudo de Casos Filosóficos

Apresentar casos filosóficos, como dilemas morais, e pedir aos alunos que proponham soluções é uma forma de estimular o pensamento crítico. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF09CHS08, que envolve a análise de situações complexas.

9. Criação de Vídeos Filosóficos

Os alunos podem criar vídeos curtos explicando conceitos filosóficos de forma criativa. Essa atividade estimula a comunicação e a tecnologia, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CHS09, que propõe o uso de diferentes mídias para a expressão de ideias.

10. Análise de Filmes com Temas Filosóficos

Assistir a filmes que abordam questões filosóficas e discutir suas mensagens pode ser uma atividade muito rica. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF09CHS10, que propõe a análise crítica de produções culturais.