15 Ideias de Atividades (BNCC) literatura infantil ensino fundamental

1. Contação de Histórias Interativa

A contação de histórias é uma atividade clássica que pode ser enriquecida com elementos interativos. Os alunos podem participar da narrativa, assumindo papéis dos personagens ou criando sons e movimentos que representem a história. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão oral, além de estimular o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Livros Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade incentiva a colaboração e o trabalho em equipe, além de permitir que os alunos explorem diferentes estilos de escrita e ilustração. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro de Fantoches

Utilizar fantoches para encenar histórias é uma maneira divertida de incentivar a leitura. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e adaptar uma história conhecida ou inventar uma nova. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão artística e a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a leitura de um livro, os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a história. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo lido e a desenvolver habilidades de interpretação e argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Resenhas Literárias

Os alunos podem escrever resenhas sobre os livros que leram, destacando os pontos que mais gostaram e suas impressões. Essa atividade desenvolve a capacidade crítica e a escrita, além de incentivar a troca de experiências literárias entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Ilustração de Cenas

Após a leitura de uma história, os alunos podem escolher uma cena para ilustrar. Essa atividade estimula a interpretação do texto e a expressão artística, permitindo que os alunos explorem sua criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Poemas

Os alunos podem ser desafiados a criar poemas inspirados em temas abordados nas histórias lidas. Essa atividade desenvolve a sensibilidade literária e a criatividade, além de permitir que os alunos experimentem diferentes formas de expressão. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Debate sobre Temas da História

Após a leitura de um livro, os alunos podem participar de um debate sobre os temas abordados na história. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover a troca de ideias e opiniões. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Mapa Conceitual

Os alunos podem criar um mapa conceitual sobre a história lida, destacando os personagens, enredo e temas principais. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a desenvolver habilidades de síntese e análise. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Leitura Dramática

Os alunos podem realizar uma leitura dramática de um texto, onde cada um assume um personagem e interpreta suas falas. Essa atividade estimula a expressão oral e a interpretação de texto, além de tornar a leitura mais dinâmica e envolvente. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem a história lida, utilizando desenhos, colagens e frases impactantes. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de síntese, além de permitir que os alunos compartilhem suas interpretações com os colegas. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Palavras Cruzadas

Após a leitura de um livro, os alunos podem criar palavras cruzadas com termos e personagens da história. Essa atividade desenvolve o vocabulário e a memória, além de ser uma forma lúdica de revisar o conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Diário de Leitura

Os alunos podem manter um diário de leitura, onde registram suas impressões sobre os livros lidos, personagens favoritos e trechos que mais gostaram. Essa atividade estimula a reflexão sobre a leitura e desenvolve a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde os alunos compartilham trechos de livros que leram. Essa atividade promove a troca de experiências literárias e estimula o interesse pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Vídeos Resumo

Os alunos podem criar vídeos curtos resumindo a história lida, utilizando recursos como animações ou encenações. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e criatividade, além de ser uma forma moderna de compartilhar conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP15.