15 Ideias de Atividades (BNCC) renascimento artes

1. Criação de Painéis Artísticos Inspirados no Renascimento

Os alunos podem criar painéis artísticos que representem as características do Renascimento, utilizando técnicas de pintura e colagem. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo escolhe um artista renascentista, como Leonardo da Vinci ou Michelangelo, e pesquisa sobre suas obras. Os alunos devem apresentar suas criações, explicando as técnicas utilizadas e a importância do artista escolhido. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR01).

2. Estudo e Recriação de Obras de Arte

Os estudantes podem selecionar uma obra famosa do Renascimento e recriá-la utilizando diferentes materiais, como tinta, lápis ou até mesmo materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento das técnicas artísticas da época. Após a recriação, os alunos devem apresentar a obra original e discutir suas impressões sobre o processo de criação. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR02).

3. Análise de Textos e Poemas do Renascimento

Os alunos podem ler e analisar textos e poemas de autores renascentistas, como Camões e Petrarca. Em seguida, devem criar um debate em sala de aula sobre os temas abordados nas obras, como amor, natureza e a busca pelo conhecimento. Essa atividade promove a interpretação de textos e a discussão crítica. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP01).

4. Visita Virtual a Museus de Arte Renascentista

Utilizando recursos digitais, os alunos podem realizar uma visita virtual a museus que possuem obras do Renascimento, como o Louvre ou a Galeria Uffizi. Após a visita, os alunos devem elaborar um relatório sobre as obras que mais chamaram sua atenção e o contexto histórico em que foram criadas. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF15HI01).

5. Criação de Histórias em Quadrinhos sobre o Renascimento

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem eventos importantes do Renascimento, como a invenção da imprensa ou a redescoberta da perspectiva na pintura. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa histórica, além de desenvolver habilidades de escrita e ilustração. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP02).

6. Debates sobre a Filosofia Renascentista

Os alunos podem se dividir em grupos para pesquisar e debater sobre as principais ideias da filosofia renascentista, como o humanismo. Cada grupo deve apresentar suas conclusões e discutir como essas ideias influenciaram a arte e a ciência da época. Habilidade BNCC: FILOSOFIA (EF15FI01).

7. Criação de Mapa Conceitual sobre o Renascimento

Os alunos podem criar um mapa conceitual que relacione os principais artistas, obras e características do Renascimento. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as conexões entre os diferentes elementos da época. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF15HI02).

8. Produção de Vídeos sobre Artistas Renascentistas

Os alunos podem produzir vídeos curtos apresentando a vida e a obra de artistas renascentistas. Essa atividade pode incluir entrevistas, dramatizações ou animações, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR03).

9. Estudo da Arquitetura Renascentista

Os alunos podem pesquisar sobre as principais obras de arquitetura do Renascimento, como a Basílica de São Pedro. Em seguida, devem criar maquetes ou desenhos das edificações, explicando as características arquitetônicas e o contexto histórico. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF15HI03).

10. Criação de um Diário de Bordo sobre o Renascimento

Os alunos podem manter um diário de bordo onde registram suas descobertas sobre o Renascimento ao longo do semestre. Esse diário pode incluir reflexões, desenhos e resumos das atividades realizadas, promovendo a autoavaliação e a reflexão crítica. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP03).