15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alimentação saudável para ensino fundamental

1. Criação de um Cardápio Saudável

Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um cardápio saudável para uma semana, considerando as diretrizes da alimentação equilibrada. Eles deverão pesquisar sobre os grupos alimentares, como frutas, verduras, proteínas e grãos, e elaborar um cardápio que inclua pelo menos uma refeição de cada grupo. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a produção de textos e a organização de informações.

2. Oficina de Receitas Saudáveis

Os alunos participarão de uma oficina onde poderão preparar receitas saudáveis. Cada grupo escolherá uma receita que inclua ingredientes saudáveis e apresentará o prato para a turma. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a criação e a apreciação de produções artísticas e culturais, além de estimular o trabalho em equipe e a criatividade.

3. Jogo da Alimentação

Desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre alimentação saudável. Os alunos criarão perguntas e respostas sobre os benefícios de diferentes alimentos, e ao jogarem, aprenderão de forma lúdica. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI01, que envolve a compreensão de conceitos científicos e a aplicação do conhecimento em situações do cotidiano.

4. Pesquisa sobre Alimentos Regionais

Os alunos realizarão uma pesquisa sobre alimentos típicos da região onde vivem, identificando suas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15GE01, que trata da valorização da cultura local e do conhecimento sobre a diversidade alimentar.

5. Debate sobre Alimentação e Saúde

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da alimentação saudável e seus impactos na saúde. Os alunos devem se preparar para discutir temas como obesidade, doenças relacionadas à alimentação e a importância de hábitos saudáveis. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a argumentação e a construção de opiniões fundamentadas.

6. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos criarão cartazes informativos sobre a pirâmide alimentar e a importância de cada grupo alimentar. Os cartazes serão expostos na escola, promovendo a conscientização sobre alimentação saudável. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR03, que incentiva a produção de trabalhos artísticos e a comunicação visual.

7. Visita a um Mercado Municipal

Organizar uma visita a um mercado municipal, onde os alunos poderão observar a variedade de alimentos disponíveis e aprender sobre a importância de consumir produtos frescos e locais. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15GE02, que trata da relação entre o ser humano e o meio ambiente.

8. Criação de um Blog sobre Alimentação Saudável

Os alunos criarão um blog onde poderão compartilhar dicas de alimentação saudável, receitas e informações sobre nutrição. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos para diferentes mídias e a utilização de tecnologias digitais.

9. Estudo de Caso: Alimentação na Escola

Os alunos farão um estudo de caso sobre a alimentação oferecida na escola, analisando o cardápio e propondo melhorias. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a investigação e a análise crítica de situações do cotidiano.

10. Palestra com um Nutricionista

Convidar um nutricionista para dar uma palestra sobre a importância da alimentação saudável e responder às dúvidas dos alunos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que trata da escuta e da interação em situações de comunicação oral.