15 Ideias de Atividades (BNCC) linguagem para educação infantil

1. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade essencial para desenvolver a linguagem oral e a imaginação das crianças. Os professores podem selecionar livros ilustrados e contar a história de forma envolvente, utilizando diferentes entonações e expressões faciais. Essa atividade está alinhada à habilidade EI01CG01, que envolve a apreciação e a produção de narrativas.

2. Jogo de Rimas

O jogo de rimas é uma forma divertida de trabalhar com a sonoridade das palavras. Os alunos podem criar rimas em grupos, utilizando palavras que já conhecem. Essa atividade estimula a criatividade e a linguagem, além de estar relacionada à habilidade EI01EF01, que promove a exploração de diferentes formas de linguagem.

3. Teatro de Fantoches

Utilizar fantoches para encenar histórias é uma excelente maneira de incentivar a expressão oral e a criatividade. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e desenvolver pequenas peças teatrais. Essa atividade se conecta à habilidade EI01CG02, que envolve a dramatização e a expressão artística.

4. Criação de Cartazes

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar cartazes sobre temas abordados em sala de aula. Essa atividade estimula a escrita e a organização de ideias, além de promover o trabalho em equipe. Está alinhada à habilidade EI01EF02, que envolve a produção de textos em diferentes suportes.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas sobre um tema específico pode ser uma forma lúdica de revisar conteúdos. Os alunos podem formular perguntas e responder uns aos outros, desenvolvendo suas habilidades de comunicação. Essa atividade está relacionada à habilidade EI01EF03, que envolve a interação oral.

6. Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma maneira eficaz de ensinar novos vocabulários e expressões. Os alunos podem aprender canções que abordam temas da BNCC, acompanhando com gestos e danças. Essa atividade se alinha à habilidade EI01EF04, que promove a expressão corporal e musical.

7. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que envolve o professor lendo um livro em voz alta, enquanto os alunos acompanham. Essa atividade estimula a escuta atenta e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade EI01CG03, que envolve a apreciação de diferentes gêneros textuais.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa e a escrita. Essa atividade estimula a criatividade e a organização de ideias, além de estar alinhada à habilidade EI01EF05, que envolve a produção de textos narrativos.

9. Jogo de Palavras Cruzadas

Os professores podem criar palavras cruzadas com vocabulário aprendido em sala. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo de forma divertida e interativa, alinhando-se à habilidade EI01EF06, que envolve a exploração de diferentes formas de linguagem escrita.

10. Atividades com Adjetivos

Os alunos podem realizar atividades que envolvem a identificação e a utilização de adjetivos em frases. Essa prática ajuda a enriquecer o vocabulário e a construção de frases mais complexas, alinhando-se à habilidade EI01EF07, que promove o uso de adjetivos na construção de textos.