15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil 5 anos alfabeto

1. Jogo da Memória do Alfabeto

Uma atividade divertida que envolve a criação de cartas com letras do alfabeto e imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, estimulando a memória e o reconhecimento das letras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

Os alunos recebem uma folha com um caça-palavras contendo palavras que começam com cada letra do alfabeto. Essa atividade promove a identificação das letras e a ampliação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Alfabeto Móvel

Utilizando letras recortadas de papel ou cartolina, as crianças podem formar palavras e frases. Essa atividade incentiva a criatividade e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Pintura das Letras

As crianças pintam letras do alfabeto em grandes cartazes, utilizando diferentes cores e texturas. Essa atividade ajuda na identificação visual das letras e na coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Música do Alfabeto

Ensinar uma canção que inclua todas as letras do alfabeto. A música facilita a memorização e torna o aprendizado mais lúdico. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Alfabeto em Movimento

Organizar uma atividade onde as crianças devem formar as letras do alfabeto com seus corpos. Essa dinâmica promove a interação e o reconhecimento das formas das letras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Livro do Alfabeto

Criar um livro coletivo onde cada criança ilustra uma letra do alfabeto com um desenho que comece com essa letra. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Bingo do Alfabeto

Elaborar um bingo utilizando letras e imagens. As crianças devem marcar as letras que forem chamadas, promovendo a identificação e a associação. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Histórias com Letras

Contar histórias que enfatizem palavras que começam com letras específicas. As crianças devem identificar as letras mencionadas, desenvolvendo a escuta e a compreensão. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Atividade de Recorte e Colagem

As crianças recortam letras de revistas e colam em um papel, formando palavras. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Rimas

Propor um jogo onde as crianças devem encontrar palavras que rimam com a letra apresentada. Essa atividade estimula o raciocínio e o conhecimento fonético. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Alfabeto Sensorial

Criar letras em diferentes texturas (como papel de lixa, algodão, etc.) para que as crianças possam tocar e sentir. Essa atividade estimula o aprendizado sensorial. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Teatro das Letras

As crianças representam letras do alfabeto em pequenas peças de teatro, utilizando fantasias e adereços. Essa atividade promove a expressão e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Alfabeto em Família

Envolver as famílias na criação de um mural do alfabeto, onde cada letra é decorada com fotos ou desenhos que representam a letra. Essa atividade fortalece o vínculo familiar e a aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Desenho Livre com Letras

Propor que as crianças desenhem livremente, incorporando letras em seus desenhos. Essa atividade estimula a criatividade e a familiaridade com o alfabeto. Habilidade BNCC: EF15LP15.