15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes ensino fundamental 8º ano

1. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos podem explorar a diversidade cultural brasileira através da criação de máscaras inspiradas em diferentes tradições. Essa atividade permite que os estudantes pesquisem sobre as origens das máscaras, suas funções e significados em diversas culturas. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que aborda a apreciação e a produção de arte a partir de referências culturais.

2. Pintura Coletiva

Organizar uma pintura coletiva em um mural da escola pode ser uma excelente forma de promover a colaboração entre os alunos. Cada estudante pode contribuir com uma parte da obra, refletindo suas ideias e sentimentos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que incentiva a criação artística em grupo e a valorização do trabalho coletivo.

3. Análise de Obras de Arte

Os alunos podem escolher uma obra de arte famosa e realizar uma análise crítica, abordando aspectos como técnica, estilo e contexto histórico. Essa atividade desenvolve o olhar crítico dos estudantes e se alinha à habilidade EF15AR03, que propõe a apreciação e análise de obras de arte.

4. Montagem de Exposição de Artes

Os estudantes podem organizar uma exposição com suas produções artísticas, promovendo um evento na escola. Essa atividade envolve planejamento, curadoria e apresentação, e está relacionada à habilidade EF15AR04, que incentiva a organização e a apresentação de trabalhos artísticos.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

A produção de histórias em quadrinhos permite que os alunos expressem suas ideias de forma visual e narrativa. Eles podem criar personagens e enredos, desenvolvendo habilidades de escrita e ilustração. A habilidade correspondente é EF15AR05, que aborda a criação de narrativas visuais.

6. Estudo de Artistas Brasileiros

Os alunos podem pesquisar sobre artistas brasileiros contemporâneos e suas obras, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa e a valorização da arte nacional, alinhando-se à habilidade EF15AR06, que propõe o reconhecimento de artistas e suas contribuições.

7. Oficina de Escultura com Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar esculturas é uma forma de trabalhar a sustentabilidade e a criatividade. Os alunos podem explorar formas e texturas, desenvolvendo suas habilidades manuais. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR07, que incentiva a experimentação com diferentes materiais.

8. Criação de Vídeos Artísticos

Os alunos podem produzir vídeos curtos que expressem suas ideias artísticas, utilizando técnicas de filmagem e edição. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, alinhando-se à habilidade EF15AR08, que aborda a produção de arte em diferentes mídias.

9. Estudo de Movimentos Artísticos

Os alunos podem investigar diferentes movimentos artísticos, como o Impressionismo ou o Modernismo, e criar uma apresentação sobre suas características. Essa atividade desenvolve o conhecimento histórico e crítico, relacionada à habilidade EF15AR09, que propõe a análise de contextos artísticos.

10. Criação de Cartazes de Conscientização

Os estudantes podem desenvolver cartazes que abordem temas sociais importantes, utilizando elementos visuais e textuais. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a comunicação visual, alinhando-se à habilidade EF15AR10, que propõe a criação de arte com propósito social.