15 Ideias de Atividades (BNCC) de psicomotricidade

1. Circuito de Obstáculos

Uma atividade que envolve a criação de um circuito com diferentes obstáculos, como cones, cordas e caixas. Os alunos devem passar por esses obstáculos, promovendo o desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio. Essa atividade está alinhada com a habilidade da BNCC EF15EF01, que aborda a prática de atividades físicas que favorecem o desenvolvimento motor.

2. Dança das Cadeiras

Um jogo clássico que estimula a percepção espacial e a coordenação motora. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, ao parar a música, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15EF02 da BNCC, que enfatiza a importância da dança e do movimento corporal.

3. Jogo do Espelho

Nesta atividade, os alunos se dividem em duplas, onde um aluno é o “espelho” e deve imitar os movimentos do outro. Essa prática desenvolve a atenção, a concentração e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade EF15EF03 da BNCC, que trata da percepção e da expressão corporal.

4. Corrida de Saco

Os alunos devem pular dentro de sacos, competindo para ver quem chega primeiro à linha de chegada. Essa atividade é excelente para trabalhar a força e a agilidade, além de promover a interação social. Está relacionada à habilidade EF15EF04 da BNCC, que aborda jogos e brincadeiras que envolvem corrida e saltos.

5. Pintura com os Pés

Uma atividade artística que envolve a pintura utilizando os pés. Os alunos podem criar obras de arte enquanto desenvolvem a consciência corporal e a coordenação motora. Essa atividade se conecta à habilidade EF15EF05 da BNCC, que incentiva a expressão artística através do movimento.

6. Jogo da Velha Gigante

Utilizando uma lona ou fita adesiva para criar um tabuleiro gigante, os alunos jogam o jogo da velha com objetos grandes, como bolas ou almofadas. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade EF15EF06 da BNCC, que aborda jogos de estratégia.

7. Atividades com Bolas de Diferentes Tamanhos

Os alunos devem realizar uma série de atividades utilizando bolas de diferentes tamanhos, como arremessar, rolar e chutar. Essa prática ajuda a desenvolver a força, a coordenação e a percepção espacial, alinhando-se à habilidade EF15EF07 da BNCC, que trata do uso de objetos em atividades físicas.

8. Brincadeira de Pular Corda

Pular corda é uma atividade que desenvolve a coordenação, o ritmo e a resistência. Os alunos podem pular sozinhos ou em grupo, criando diferentes formas de brincadeira. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF08 da BNCC, que enfatiza a importância da atividade física para a saúde.

9. Caça ao Tesouro Sensorial

Os alunos devem encontrar objetos escondidos utilizando diferentes sentidos, como tato e audição. Essa atividade estimula a percepção sensorial e a exploração do ambiente, alinhando-se à habilidade EF15EF09 da BNCC, que aborda a exploração do corpo e dos sentidos.

10. Jogos de Equilíbrio

Os alunos devem realizar atividades que envolvem o equilíbrio, como andar sobre uma linha desenhada no chão ou equilibrar objetos na cabeça. Essas práticas ajudam a desenvolver a consciência corporal e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade EF15EF10 da BNCC, que trata do desenvolvimento do equilíbrio.