15 Ideias de Atividades (BNCC) escrita e leitura

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que os estudantes pratiquem a leitura ao compartilhar suas histórias com os colegas. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Rimas

Organize um jogo em que os alunos devem encontrar palavras que rimem com uma palavra dada. Essa atividade ajuda a desenvolver o vocabulário e a consciência fonológica, além de ser uma forma divertida de trabalhar a escrita e a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Diário de Leitura

Os alunos devem manter um diário de leitura, onde registram suas impressões sobre os livros lidos, personagens favoritos e trechos que mais gostaram. Essa prática incentiva a reflexão sobre a leitura e melhora a habilidade de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Debate sobre Livros

Promova um debate em sala de aula sobre um livro lido em conjunto. Os alunos devem apresentar suas opiniões e argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória, além de praticar a leitura crítica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Poemas

Os alunos podem ser desafiados a escrever poemas sobre temas variados, explorando diferentes estilos e formas poéticas. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade, além de aprimorar a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Fanzines

Os estudantes podem criar fanzines, que são revistas feitas por eles mesmos, abordando temas de interesse. Essa atividade envolve pesquisa, escrita e leitura, além de permitir a expressão de opiniões e ideias. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Leitura Dramática

Realize uma leitura dramática de textos literários, onde os alunos interpretam personagens e encenam a história. Essa atividade promove a leitura em voz alta e a compreensão textual, além de ser uma forma lúdica de aprender. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Cartazes Literários

Os alunos podem criar cartazes que representem visualmente um livro ou uma história lida. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de texto, além de incentivar a leitura e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Clube do Livro

Forme um clube do livro onde os alunos escolhem um livro para ler em conjunto e depois discutem suas impressões. Essa atividade promove a leitura colaborativa e a troca de ideias, além de desenvolver habilidades de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Resenha Literária

Os alunos devem escrever resenhas sobre os livros que leram, destacando os principais pontos da obra e suas opiniões pessoais. Essa atividade ajuda a desenvolver a crítica literária e a escrita argumentativa. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Blog Literário

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham resenhas, opiniões e dicas de leitura. Essa atividade estimula a escrita criativa e a interação com outros leitores, além de promover a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Palavras Cruzadas

Crie palavras cruzadas com termos relacionados a um livro ou tema estudado. Essa atividade é uma forma divertida de revisar o conteúdo e estimular o vocabulário dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Entrevista com Personagens

Os alunos podem realizar entrevistas fictícias com personagens de livros que leram. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de promover a compreensão dos personagens e suas motivações. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Contos Coletivos

Os alunos podem participar da criação de um conto coletivo, onde cada um contribui com uma parte da história. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de praticar a escrita e a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Análise de Textos Publicitários

Os alunos podem analisar textos publicitários, discutindo as estratégias utilizadas para atrair o público. Essa atividade desenvolve a leitura crítica e a escrita persuasiva, além de promover a reflexão sobre a linguagem utilizada. Habilidade BNCC: EF15LP15.