15 Ideias de Atividades (BNCC) de boas-vindas educação infantil

1. Roda de Conversa

A roda de conversa é uma atividade fundamental para promover a interação entre as crianças. Os alunos se sentam em círculo e compartilham suas experiências e expectativas para o novo ano letivo. Essa atividade estimula a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Mural das Boas-Vindas

Os alunos podem criar um mural coletivo onde cada um traz uma foto ou desenho que represente algo que gostam. Esse mural pode ser exposto na sala de aula, criando um ambiente acolhedor. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro com pistas que levem a diferentes locais da escola é uma forma divertida de apresentar o espaço. As pistas podem incluir perguntas sobre a BNCC e a rotina escolar. Habilidade BNCC: EF15MA03.

4. Apresentação Pessoal

Cada aluno pode se apresentar de forma criativa, utilizando objetos que representem suas personalidades. Essa atividade ajuda a desenvolver a autoestima e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Jogo das Emoções

Utilizando cartões com diferentes expressões faciais, as crianças podem identificar e nomear emoções. Essa atividade é importante para o desenvolvimento da inteligência emocional. Habilidade BNCC: EF15PS01.

6. Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem suas expectativas para o ano letivo. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Música de Boas-Vindas

Com a ajuda de um educador musical, os alunos podem criar uma canção de boas-vindas. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo onde fazem perguntas uns aos outros sobre suas preferências e hobbies. Essa atividade desenvolve a comunicação e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Atividade de Colagem

Propor uma atividade de colagem onde as crianças utilizam recortes de revistas para expressar o que esperam do novo ano. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Dinâmica do Nome

Os alunos podem participar de uma dinâmica onde cada um diz seu nome e uma palavra que comece com a mesma letra. Essa atividade ajuda na memorização dos nomes e na construção de vínculos. Habilidade BNCC: EF15LP05.