15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física maternal

1. Corrida do Saco

A Corrida do Saco é uma atividade divertida que estimula a coordenação motora e o trabalho em equipe. Para realizá-la, os alunos devem se colocar dentro de um saco grande e, ao sinal do professor, correr até a linha de chegada. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes idades e habilidades. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo da Memória com Movimentos

O Jogo da Memória com Movimentos é uma excelente maneira de trabalhar a memória e a atenção. O professor cria cartões com diferentes movimentos (pular, girar, correr) e os alunos devem encontrar os pares, realizando o movimento correspondente. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

Essa clássica brincadeira pode ser adaptada para incluir músicas que incentivem o movimento. Ao invés de eliminar os alunos, o professor pode propor que eles realizem um movimento específico ao redor das cadeiras, como saltar ou girar. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos com cones, cordas e outros materiais é uma forma eficaz de desenvolver habilidades motoras. Os alunos devem completar o circuito, realizando diferentes atividades em cada estação, como rastejar, pular e correr. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro é uma atividade que combina movimento e raciocínio. O professor esconde objetos pela área de atividade e dá pistas para que os alunos encontrem. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Brincadeira de Estátua

Na Brincadeira de Estátua, os alunos dançam enquanto a música toca e, quando ela para, devem congelar na posição em que estão. Essa atividade ajuda a desenvolver o controle corporal e a consciência espacial. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Futebol com Balões

O Futebol com Balões é uma forma divertida de introduzir o esporte. Os alunos devem chutar balões em vez de bolas, o que torna a atividade mais leve e acessível. Essa atividade promove a socialização e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Pique-Esconde

O Pique-Esconde é uma brincadeira clássica que estimula a agilidade e a estratégia. Os alunos devem se esconder enquanto um deles conta até um número determinado. Essa atividade pode ser realizada em diferentes espaços, promovendo a exploração. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Yoga para Crianças

Introduzir práticas de yoga para crianças é uma forma de trabalhar a concentração e a flexibilidade. O professor pode ensinar posturas simples e criar uma sequência que as crianças possam seguir, promovendo o relaxamento e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Jogos de Roda

Os Jogos de Roda, como “A Roda do Silêncio” ou “A Roda da Música”, são ótimas maneiras de promover a interação social e a expressão corporal. Os alunos se sentam em círculo e participam de atividades que envolvem movimento e música. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Atividades com Fantoches

Usar fantoches para contar histórias e incentivar a dramatização é uma maneira criativa de envolver os alunos. Eles podem criar suas próprias histórias e encenar, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Saltos em Distância

Os Saltos em Distância são uma atividade que pode ser realizada em um espaço aberto. Os alunos devem saltar de uma linha para outra, medindo a distância. Essa atividade ajuda a desenvolver a força e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Brincadeiras com Fitas

Utilizar fitas coloridas para criar caminhos ou padrões no chão é uma forma divertida de incentivar o movimento. Os alunos podem seguir as fitas, realizando diferentes movimentos, como saltos ou giros. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Jogos de Equilíbrio

Atividades que envolvem equilíbrio, como andar em uma linha reta ou em uma corda, são essenciais para o desenvolvimento motor. Os alunos podem competir para ver quem consegue manter o equilíbrio por mais tempo. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Atividades com Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma excelente maneira de estimular a criatividade. O professor pode criar uma coreografia simples e ensinar aos alunos, promovendo a coordenação e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF15.