15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia 3º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem localizar diferentes países e suas características geográficas. Os alunos devem pesquisar informações sobre a localização, clima e cultura de pelo menos cinco países. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (Geografia) 3º ano: EF03GE01, que aborda a localização de países e suas características.

2. Jogo de Cartas Geográficas

Os alunos podem criar um jogo de cartas com informações sobre diferentes estados brasileiros. Cada carta deve conter dados como capital, população, principais atividades econômicas e características geográficas. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e está relacionada à habilidade BNCC EF03GE02, que trata da identificação das regiões do Brasil.

3. Experimento Climático

Os alunos podem realizar um experimento simples para entender os diferentes climas do Brasil. Utilizando materiais como termômetros e umidade, eles podem registrar as temperaturas em diferentes ambientes da escola e relacionar com os climas das regiões brasileiras. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF03GE03, que explora as características climáticas do Brasil.

4. Criação de um Jornal da Escola

Os alunos podem criar um jornal da escola que inclua uma seção sobre geografia, onde eles escrevem sobre as características geográficas da região onde vivem. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF03GE04, que envolve a produção de textos informativos sobre o espaço geográfico.

5. Visita a um Parque Natural

Organizar uma visita a um parque natural local, onde os alunos podem observar a flora e fauna da região. Após a visita, eles devem elaborar um relatório sobre o que aprenderam, relacionando com os conceitos geográficos estudados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF03GE05, que aborda a observação e análise do meio ambiente.

6. Mapa da Minha Rua

Os alunos podem desenhar um mapa da rua onde moram, identificando os principais pontos de referência, como escolas, praças e comércios. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de espaço e localização, alinhando-se à habilidade BNCC EF03GE06, que trata da representação do espaço geográfico.

7. Estudo de Caso: Desmatamento

Os alunos podem pesquisar sobre o desmatamento em uma região específica do Brasil e suas consequências. Eles devem apresentar suas descobertas em forma de apresentação oral ou cartaz. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF03GE07, que aborda os impactos das ações humanas no meio ambiente.

8. Criação de um Blog de Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre diferentes aspectos geográficos, como climas, relevo e vegetação. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF03GE08, que envolve a produção de textos sobre temas geográficos.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre geografia, onde devem responder questões sobre os continentes, oceanos e países. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e está alinhada à habilidade BNCC EF03GE09, que trata do conhecimento sobre o mundo.

10. Projeto de Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver um projeto de sustentabilidade para a escola, abordando temas como reciclagem e preservação ambiental. Eles devem apresentar suas ideias em um painel. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF03GE10, que explora a relação entre sociedade e meio ambiente.