15 Ideias de Atividades (BNCC) para jardim 1

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma divertida e sensorial de introduzir as crianças ao mundo das cores. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel grande para criar suas obras de arte. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03CG02.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma excelente maneira de desenvolver a linguagem oral e a imaginação das crianças. Os professores podem usar fantoches ou livros ilustrados para tornar a atividade mais envolvente. Essa prática ajuda a desenvolver a escuta e a interpretação. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Jogo de Memória com Imagens

O jogo de memória é uma atividade que estimula a memória e a concentração. Os professores podem criar cartões com imagens de animais, objetos ou letras, e as crianças devem encontrar os pares. Essa atividade também pode ser adaptada para ensinar novos vocabulários. Habilidade BNCC: EI03EF02.

4. Atividade de Jardinagem

Levar as crianças para o jardim e ensiná-las a plantar sementes é uma ótima maneira de conectar os alunos com a natureza. Essa atividade pode incluir a observação do crescimento das plantas e a importância da água e do sol. Habilidade BNCC: EI03C02.

5. Brincadeira de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os alunos podem se vestir como personagens e criar cenários, estimulando a criatividade e a interação. Habilidade BNCC: EI03CG01.

6. Músicas e Danças

Integrar músicas e danças nas atividades diárias ajuda a desenvolver a coordenação motora e o ritmo. Os professores podem ensinar canções infantis e criar coreografias simples, promovendo a expressão corporal. Habilidade BNCC: EI03C01.

7. Atividades com Massinha de Modelar

Modelar com massinha é uma atividade que estimula a criatividade e a coordenação motora fina. As crianças podem criar formas, letras e até mesmo personagens, desenvolvendo habilidades artísticas e de concentração. Habilidade BNCC: EI03CG03.

8. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade lúdica que estimula a observação e o trabalho em equipe. Os professores podem esconder objetos pela sala ou pátio e dar pistas para que as crianças encontrem. Habilidade BNCC: EI03EF03.

9. Experimentos Simples de Ciências

Realizar experimentos simples, como misturar água e corante, ajuda as crianças a entender conceitos básicos de ciências. Os professores podem explicar fenômenos naturais de forma prática e divertida. Habilidade BNCC: EI03C03.

10. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas variados, como animais ou meio ambiente. Essa atividade estimula a pesquisa e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EI03EF04.

11. Jogos de Roda

Os jogos de roda são uma tradição nas escolas e ajudam a desenvolver a socialização e a coordenação motora. Atividades como “Ciranda Cirandinha” promovem a interação entre as crianças e o aprendizado de músicas populares. Habilidade BNCC: EI03C02.

12. Atividades de Recorte e Colagem

As atividades de recorte e colagem são ótimas para desenvolver a coordenação motora e a criatividade. Os alunos podem usar revistas e papéis coloridos para criar colagens temáticas, estimulando a expressão artística. Habilidade BNCC: EI03CG02.

13. Jogos de Construção

Os jogos de construção, como blocos de montar, ajudam as crianças a desenvolver habilidades de raciocínio lógico e coordenação. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar estruturas, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: EI03EF02.

14. Atividades de Sensação Táctil

Propor atividades que envolvam diferentes texturas, como areia, água e tecidos, estimula a percepção sensorial das crianças. Essa atividade pode ser realizada em estações, onde cada estação oferece uma experiência tátil diferente. Habilidade BNCC: EI03C01.

15. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a criatividade e a narrativa. Essa atividade pode incluir a ilustração e a escrita, estimulando a expressão artística e a linguagem. Habilidade BNCC: EI03EF01.