15 Ideias de Atividades (BNCC) de alfabeto

1. Jogo da Forca com Letras do Alfabeto

Uma atividade clássica que pode ser adaptada para o ensino do alfabeto. Os alunos devem adivinhar letras para formar palavras. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a memorização das letras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

Crie um caça-palavras utilizando palavras que começam com cada letra do alfabeto. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, escrever uma frase para cada uma delas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Alfabeto Móvel

Utilize letras móveis (como as de imã) para que os alunos formem palavras em grupos. Essa atividade promove a colaboração e a prática do alfabeto de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Desenho das Letras

Pede-se aos alunos que desenhem uma letra do alfabeto e a ilustrem com objetos que começam com essa letra. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de sons e letras. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Música do Alfabeto

Ensine uma canção que inclua todas as letras do alfabeto. Os alunos podem criar suas próprias músicas ou rimas, ajudando na memorização das letras. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Bingo do Alfabeto

Crie cartelas de bingo com letras do alfabeto. O professor chama as letras e os alunos marcam em suas cartelas. Essa atividade é divertida e ajuda na identificação das letras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Alfabeto em Movimento

Os alunos devem formar as letras do alfabeto com seus corpos. Essa atividade promove a atividade física e a memorização das formas das letras. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Livro do Alfabeto

Cada aluno cria um pequeno livro onde cada página representa uma letra do alfabeto, com desenhos e palavras que começam com essa letra. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Cartões de Letras

Os alunos criam cartões com letras do alfabeto e imagens correspondentes. Em seguida, podem jogar um jogo de memória com os cartões. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Alfabeto em Família

Os alunos devem trazer objetos de casa que comecem com cada letra do alfabeto. Em sala, eles apresentam os objetos e falam sobre eles. Essa atividade promove a interação e a prática oral. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Quebra-Cabeça do Alfabeto

Crie quebra-cabeças onde os alunos devem montar as letras do alfabeto. Essa atividade ajuda na coordenação motora e na identificação das letras. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. História do Alfabeto

Os alunos devem criar uma história utilizando palavras que começam com as letras do alfabeto, em ordem. Essa atividade estimula a criatividade e a estruturação de narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Alfabeto em Grupo

Divida a turma em grupos e atribua uma letra do alfabeto a cada grupo. Eles devem apresentar algo relacionado à letra, como uma dança, uma música ou uma apresentação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Rimas

Os alunos devem criar rimas utilizando palavras que começam com a mesma letra. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento dos sons das letras. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Alfabeto em Cartazes

Os alunos criam cartazes para cada letra do alfabeto, ilustrando com desenhos e palavras. Esses cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizado visual. Habilidade BNCC: EF15LP15.