15 Ideias de Atividades (BNCC) semana da alimentação

1. Oficina de Receitas Saudáveis

Promova uma oficina onde os alunos possam criar receitas saudáveis utilizando ingredientes que fazem parte da alimentação adequada. Os alunos podem trabalhar em grupos, pesquisar sobre os benefícios de cada ingrediente e apresentar suas receitas para a turma. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP05, que aborda a produção de textos e a organização de ideias.

2. Jogo da Memória Alimentar

Crie um jogo da memória com imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis. Os alunos devem encontrar os pares e, ao mesmo tempo, discutir sobre os benefícios e malefícios de cada alimento. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

3. Painel de Alimentos Regionais

Os alunos podem pesquisar sobre alimentos típicos da região onde vivem e criar um painel ilustrativo. Essa atividade estimula a pesquisa e o conhecimento sobre a cultura alimentar local, podendo ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR01, que trata da apreciação e produção de arte.

4. Debate sobre Alimentação Sustentável

Organize um debate em sala de aula sobre a importância da alimentação sustentável. Os alunos podem se dividir em grupos e pesquisar sobre o impacto da alimentação no meio ambiente. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a discussão de temas relevantes da sociedade.

5. Criação de um Diário Alimentar

Peça aos alunos que mantenham um diário alimentar por uma semana, registrando tudo o que consomem. Depois, eles podem analisar seus hábitos alimentares e discutir em grupos como podem melhorar sua alimentação. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a reflexão sobre a própria produção textual.

6. Mapa da Alimentação Saudável

Os alunos podem criar um mapa com os diferentes grupos alimentares e suas funções no organismo. Essa atividade pode ser feita em grupos e deve incluir pesquisa sobre a pirâmide alimentar, vinculando-se à habilidade BNCC EF15CI02, que trata do conhecimento sobre o corpo humano e suas necessidades.

7. Visita a um Mercado Municipal

Organize uma visita a um mercado municipal, onde os alunos poderão conhecer a variedade de alimentos disponíveis e aprender sobre a importância de consumir produtos locais e sazonais. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI03, que aborda a relação entre o ser humano e o meio ambiente.

8. Experiência de Plantio de Alimentos

Realize uma atividade de plantio de hortas na escola, onde os alunos poderão aprender sobre o cultivo de alimentos. Essa prática pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15CI04, que envolve a observação e experimentação no ambiente natural.

9. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, podendo ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP08, que trata da produção de textos informativos.

10. Concurso de Receitas

Promova um concurso de receitas saudáveis, onde os alunos devem apresentar suas criações culinárias. Os pratos podem ser avaliados por critérios como sabor, apresentação e valor nutricional. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a produção e apresentação de textos orais.