15 Ideias de Atividades (BNCC) para séries iniciais educação física

1. Jogo da Memória com Movimentos

Uma atividade lúdica que combina o jogo da memória com movimentos corporais. Os alunos devem formar pares de cartas que representam diferentes movimentos, como saltar, correr ou girar. Ao encontrar um par, o aluno deve executar o movimento correspondente. Essa atividade desenvolve a memória e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Obstáculos

Crie um circuito de obstáculos utilizando cones, cordas e outros materiais disponíveis. Os alunos devem completar o circuito em um tempo determinado, realizando diferentes atividades em cada estação, como pular, rastejar ou equilibrar-se. Essa atividade estimula a resistência e a agilidade. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras Adaptada

Adapte o clássico jogo da dança das cadeiras, onde, ao invés de cadeiras, os alunos devem encontrar um espaço livre para se posicionar ao som da música. Quando a música parar, eles devem realizar um movimento específico, como uma pose de equilíbrio. Essa atividade promove a socialização e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem seguir pistas que levam a diferentes locais da escola. Em cada local, eles devem completar um desafio físico, como fazer 10 polichinelos ou correr até um ponto específico. Essa atividade estimula a resolução de problemas e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Equilíbrio

Utilize pranchas de equilíbrio ou cordas no chão para criar uma série de desafios de equilíbrio. Os alunos devem atravessar os obstáculos sem cair, podendo ser cronometrados para aumentar a competitividade. Essa atividade desenvolve a concentração e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades com Bola

Realize uma série de atividades utilizando bolas, como arremessos, passes e dribles. Os alunos podem trabalhar em duplas ou pequenos grupos, desenvolvendo habilidades motoras e o trabalho em equipe. Essa atividade é essencial para o desenvolvimento da coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Corrida de Revezamento

Organize uma corrida de revezamento onde os alunos devem passar um bastão entre si. Essa atividade pode ser feita em equipes, promovendo o espírito de equipe e a resistência física. É uma excelente forma de trabalhar a velocidade e a agilidade. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Imitação

Os alunos devem imitar diferentes animais ou personagens enquanto se movimentam pelo espaço. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de proporcionar um momento divertido e dinâmico. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Estafetas com Desafios

Crie uma atividade de estafetas onde cada aluno deve completar um desafio físico antes de passar o bastão para o próximo. Os desafios podem incluir saltos, corridas ou exercícios de força. Essa atividade incentiva a colaboração e a superação de limites. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Yoga para Crianças

Introduza os alunos ao yoga com posturas simples e divertidas. A prática de yoga ajuda a melhorar a flexibilidade, a concentração e o relaxamento. É uma excelente forma de promover o bem-estar físico e mental. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Brincadeiras Tradicionais

Resgate brincadeiras tradicionais como “pique-esconde” ou “queimada”. Essas atividades promovem a socialização e o desenvolvimento de habilidades motoras, além de serem uma forma divertida de exercitar-se. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Atividades Aquáticas

Se houver acesso a uma piscina, organize atividades aquáticas como jogos de bola na água ou corridas de natação. Essas atividades são ótimas para desenvolver resistência e habilidades motoras em um ambiente refrescante. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogos de Tabuleiro Físicos

Crie um jogo de tabuleiro gigante no chão, onde os alunos devem se mover de acordo com os dados que jogam. Cada casa pode representar um desafio físico ou uma atividade. Essa atividade une o lúdico ao movimento, promovendo a diversão e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Atividades de Rítmica

Utilize instrumentos musicais simples, como tambores ou chocalhos, para criar uma atividade de rítmica. Os alunos devem se mover de acordo com o ritmo da música, desenvolvendo a coordenação e a percepção musical. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Gincana de Jogos

Organize uma gincana com diferentes estações de jogos, como corrida de saco, lançamento de bola e desafios de equilíbrio. Os alunos podem ser divididos em equipes, promovendo a competição saudável e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF15.