15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre frases para alfabetização

1. Criação de Frases com Imagens

Nesta atividade, os alunos devem criar frases utilizando imagens como suporte. O professor pode apresentar uma série de imagens e solicitar que os alunos formem frases que descrevam o que veem. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de ideias, além de desenvolver a habilidade de construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo da Memória com Palavras e Frases

Utilizando cartões, o professor pode criar um jogo da memória onde de um lado estão palavras e do outro frases que as utilizam. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a associação entre palavras e seu uso em contextos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Montagem de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando frases curtas. O professor pode fornecer um tema e os alunos devem desenvolver a narrativa, praticando a escrita e a organização de ideias. Essa atividade também pode ser feita em grupos, incentivando a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Frases em Cartazes

Os alunos devem criar cartazes com frases que representem sentimentos ou ideias. Essa atividade pode ser realizada em grupos e os cartazes podem ser expostos na sala de aula. Além de desenvolver a escrita, promove a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Caça-Palavras de Frases

O professor pode elaborar um caça-palavras onde os alunos devem encontrar frases escondidas. Essa atividade ajuda na familiarização com a estrutura das frases e na identificação de palavras-chave. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Poemas com Frases

Os alunos podem ser desafiados a criar poemas utilizando frases curtas. O professor pode introduzir diferentes estilos poéticos e incentivar os alunos a explorar a sonoridade e a rítmica das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Frases em Música

Os alunos podem escolher uma música e identificar frases que a compõem. Em seguida, podem discutir o significado dessas frases e como elas se relacionam com o tema da música. Essa atividade promove a interpretação e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Atividade de Reescrita

Os alunos recebem frases simples e devem reescrevê-las de maneiras diferentes, utilizando sinônimos ou alterando a estrutura. Essa prática ajuda a expandir o vocabulário e a desenvolver a flexibilidade na escrita. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Frases em Diálogos

Os alunos devem criar diálogos entre personagens utilizando frases curtas. O professor pode fornecer um cenário e os alunos devem desenvolver a conversa, praticando a escrita e a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Frases Incompletas

O professor pode criar frases incompletas e os alunos devem completá-las de forma criativa. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a capacidade de formular frases coerentes. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Frases e Emojis

Os alunos devem criar frases que representem emoções e, em seguida, ilustrá-las com emojis. Essa atividade conecta a linguagem escrita com a comunicação visual, promovendo a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Frases em Cartões de Aniversário

Os alunos podem criar frases para cartões de aniversário, praticando a escrita de mensagens e cumprimentos. Essa atividade é uma forma de aplicar a escrita em contextos reais e significativos. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Frases e Desenhos

Os alunos desenham uma cena e, em seguida, escrevem frases que descrevem o que está acontecendo na imagem. Essa atividade estimula a observação e a descrição detalhada. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Frases em Redes Sociais

Os alunos podem criar postagens fictícias para redes sociais utilizando frases curtas e impactantes. Essa atividade conecta a escrita à cultura digital, promovendo a relevância da comunicação escrita nos dias atuais. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Frases e Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro onde cada casa contém uma frase que deve ser lida e interpretada. Essa atividade promove a interação e o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP15.