15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física em sala de aula

1. Jogo da Memória com Movimentos

Uma atividade que estimula a memória e a coordenação motora, onde os alunos devem lembrar de sequências de movimentos. Os alunos se organizam em duplas e cada dupla cria uma sequência de três movimentos que deve ser memorizada pelos colegas. Após a memorização, as duplas se revezam para apresentar suas sequências. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a prática de atividades físicas e a construção de habilidades motoras.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações, cada uma com uma atividade física específica, como saltos, corridas, e exercícios de força. Os alunos devem passar por todas as estações em um tempo determinado. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a superação de limites, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância da atividade física para a saúde e bem-estar.

3. Dança das Cadeiras com Música

Uma adaptação do clássico jogo das cadeiras, onde os alunos dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira. A cada rodada, uma cadeira é retirada. Essa atividade estimula a socialização e a expressão corporal, conforme a habilidade BNCC EF15EF03, que trata da dança como forma de expressão e comunicação.

4. Caça ao Tesouro Esportivo

Dividir a turma em grupos e criar pistas que levam a diferentes locais onde estão escondidos materiais esportivos. Os alunos devem seguir as pistas e realizar pequenas tarefas físicas em cada local. Essa atividade promove a cooperação e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que incentiva a prática de atividades em grupo.

5. Torneio de Mini-Jogos

Organizar um torneio com mini-jogos, como futebol, vôlei e basquete, onde os alunos são divididos em equipes. Cada equipe deve jogar contra as outras em um formato de campeonato. Essa atividade desenvolve habilidades de competição saudável e trabalho em equipe, conforme a habilidade BNCC EF15EF05, que aborda a prática de esportes e a convivência social.

6. Yoga para Crianças

Introduzir os alunos ao yoga, ensinando posturas simples e técnicas de respiração. A prática de yoga ajuda a melhorar a concentração e o relaxamento, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF06, que trata da promoção do bem-estar físico e mental através de atividades corporais.

7. Atividades de Atletismo

Realizar uma série de atividades de atletismo, como corridas de velocidade, saltos em distância e arremessos. Os alunos podem competir entre si ou apenas praticar para melhorar suas habilidades. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF07, que enfatiza a importância do atletismo como forma de desenvolver habilidades motoras e físicas.

8. Jogos Tradicionais

Resgatar jogos tradicionais, como queimada, pega-pega e amarelinha, promovendo a cultura e a história dos jogos. Essa atividade incentiva a socialização e a prática de atividades físicas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF08, que valoriza a diversidade cultural nas práticas corporais.

9. Atividades de Natação

Se houver acesso a uma piscina, realizar atividades de natação, ensinando técnicas básicas e promovendo a segurança na água. A natação é uma habilidade importante e contribui para a saúde física, conforme a habilidade BNCC EF15EF09, que aborda a prática de atividades aquáticas.

10. Criação de Coreografias

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma coreografia que será apresentada para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF10, que trata da dança como forma de manifestação artística e cultural.