15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências para 1º ano

1. Experiência com Plantas

Uma atividade prática que envolve o plantio de sementes em pequenos vasos. Os alunos podem observar o crescimento das plantas ao longo das semanas, registrando em um diário de bordo as mudanças que ocorrem. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI01, que aborda a observação de seres vivos e suas necessidades.

2. Ciclo da Água

Utilizando um recipiente transparente, os alunos podem recriar o ciclo da água. Ao adicionar água e cobrir com um plástico, eles observarão a evaporação e a condensação. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF01CI02, que explora os fenômenos naturais e suas transformações.

3. Classificação de Animais

Os alunos podem criar um mural com imagens de diferentes animais, classificando-os em grupos como mamíferos, aves, répteis, etc. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF01CI03, que envolve a identificação e classificação de seres vivos.

4. Experimentos com Magnetismo

Propor uma atividade onde os alunos utilizem ímãs para descobrir quais objetos são atraídos. Essa experiência prática está ligada à habilidade EF01CI04, que aborda as propriedades dos materiais e suas interações.

5. Observação do Céu

Organizar uma atividade noturna para observar as estrelas e planetas. Os alunos podem registrar suas observações e discutir sobre os astros. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF01CI05, que trata do sistema solar e suas características.

6. Experiência com Sensores

Utilizar sensores de temperatura e umidade para que os alunos possam medir e registrar as condições do ambiente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI06, que envolve a coleta e análise de dados.

7. Construção de Terrários

Os alunos podem criar pequenos terrários, observando a interação entre plantas e animais em um ambiente controlado. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF01CI07, que explora os ecossistemas e suas interações.

8. Jogo de Perguntas sobre Ciências

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre temas de ciências abordados em sala de aula. Essa atividade estimula a habilidade EF01CI08, que envolve a comunicação e a troca de informações científicas.

9. Experiência com Sons

Os alunos podem explorar diferentes instrumentos musicais e os sons que produzem. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI09, que aborda a percepção e a produção de sons.

10. Criação de um Diário de Observação

Incentivar os alunos a manter um diário de observação da natureza, registrando o que veem em passeios ou no pátio da escola. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF01CI10, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

11. Experiência com a Luz

Realizar uma atividade onde os alunos utilizam prismas para observar a decomposição da luz branca em diferentes cores. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI11, que explora as propriedades da luz.

12. Montagem de um Quadro de Clima

Os alunos podem criar um quadro onde registram as condições climáticas diárias, como temperatura e umidade. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF01CI12, que aborda a observação e análise do clima.

13. Experiência com a Flutuação

Propor uma atividade onde os alunos testam diferentes objetos para ver quais flutuam e quais afundam em água. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI13, que explora as propriedades dos materiais.

14. Criação de um Mapa de Recursos Naturais

Os alunos podem criar um mapa da escola ou da comunidade, identificando recursos naturais como árvores, rios e montanhas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF01CI14, que envolve a identificação de recursos naturais e sua importância.

15. Observação de Insetos

Organizar uma atividade ao ar livre onde os alunos possam observar e catalogar diferentes tipos de insetos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI15, que aborda a diversidade de seres vivos e seus habitats.