15 Ideias de Atividades (BNCC) leitura compartilhada

1. Leitura Compartilhada de Contos de Fadas

Uma atividade que envolve a leitura compartilhada de contos de fadas clássicos, como “Cinderela” ou “Chapeuzinho Vermelho”. Os alunos podem discutir os personagens, enredos e lições morais presentes nas histórias. Esta atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem colaborar na criação de um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. A leitura compartilhada pode ser utilizada para revisar as histórias criadas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que incentiva a produção textual em grupo.

3. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde os alunos se revezam para ler em voz alta. Essa prática estimula a fluência e a entonação. A atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que foca na leitura em voz alta e na interpretação de textos.

4. Debate sobre o Texto Lido

Após a leitura de um texto, os alunos podem participar de um debate sobre suas opiniões e interpretações. Essa atividade desenvolve a habilidade de argumentação e está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de argumentos orais.

5. Leitura de Poemas e Criação de Novos

Os alunos leem poemas de diferentes autores e, em seguida, são incentivados a criar seus próprios poemas inspirados nas leituras. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que promove a criação de textos poéticos.

6. Jogo de Perguntas sobre o Texto

Após a leitura, os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o texto lido. Isso ajuda a fixar o conteúdo e está alinhado à habilidade EF15LP06, que envolve a compreensão de textos lidos.

7. Leitura de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem explorar histórias em quadrinhos, discutindo a narrativa visual e textual. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07, que envolve a análise de diferentes formatos de texto.

8. Leitura de Textos Informativos

Realizar a leitura de textos informativos sobre temas de interesse dos alunos, como meio ambiente ou tecnologia. Isso promove a habilidade EF15LP08, que envolve a leitura e interpretação de textos informativos.

9. Dramatização de Textos Lidos

Os alunos podem escolher um texto e dramatizá-lo em grupos, o que estimula a interpretação e a expressão corporal. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP09, que envolve a interpretação de textos por meio de encenações.

10. Criação de Resenhas Literárias

Após a leitura de um livro, os alunos podem escrever resenhas literárias, compartilhando suas opiniões e reflexões. Esta atividade atende à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos opinativos.