15 Ideias de Atividades (BNCC) biologia celular

1. Montagem de Modelos de Células

Uma atividade prática que envolve a montagem de modelos tridimensionais de células, utilizando materiais recicláveis ou massinha de modelar. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar diferentes tipos de células, como procariontes e eucariontes, e apresentar suas características. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC: EB5_01CG01.

2. Observação de Células ao Microscópio

Os alunos podem coletar amostras de cebola ou de saliva e observar as células ao microscópio. Essa atividade permite que eles identifiquem as partes da célula e compreendam a diferença entre células vegetais e animais. A habilidade BNCC correspondente é: EB5_01CG02.

3. Criação de Infográficos sobre a Célula

Os estudantes podem criar infográficos digitais ou impressos que expliquem a estrutura e a função das organelas celulares. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o uso de ferramentas digitais. A habilidade BNCC relacionada é: EB5_01CG03.

4. Experimentos com Osmose e Difusão

Realizar experimentos simples que demonstrem os processos de osmose e difusão utilizando batatas ou gelatina. Os alunos podem observar as mudanças nas células e discutir os resultados em grupos. A habilidade BNCC é: EB5_01CG04.

5. Debates sobre Células-Tronco

Promover um debate em sala de aula sobre as células-tronco, suas aplicações e implicações éticas. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar argumentos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC: EB5_01CG05.

6. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando a biologia celular, abordando temas como mitose e meiose. Essa atividade estimula a comunicação e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades digitais. A habilidade BNCC correspondente é: EB5_01CG06.

7. Jogos de Tabuleiro sobre Células

Desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre as partes da célula e suas funções. Os alunos podem criar perguntas e desafios que ajudem a fixar o conteúdo de forma lúdica. A habilidade BNCC é: EB5_01CG07.

8. Pesquisa sobre Doenças Celulares

Os estudantes podem realizar uma pesquisa sobre doenças que afetam as células, como câncer e diabetes. Eles devem apresentar suas descobertas em sala de aula, promovendo a troca de conhecimentos. A habilidade BNCC relacionada é: EB5_01CG08.

9. Simulações de Processos Celulares

Utilizar softwares ou aplicativos que simulem processos celulares, como a divisão celular. Os alunos podem explorar diferentes cenários e entender melhor como as células funcionam. A habilidade BNCC correspondente é: EB5_01CG09.

10. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem visualmente os processos celulares, como a respiração celular e a fotossíntese. Essa atividade estimula a criatividade e a síntese de informações. A habilidade BNCC é: EB5_01CG10.