15 Ideias de Atividades (BNCC) hidroginástica

1. Aquecimento com Música

Inicie a aula de hidroginástica com um aquecimento leve, utilizando músicas animadas. Os alunos devem realizar movimentos simples, como braços e pernas, acompanhando o ritmo da música. Essa atividade promove a integração do grupo e prepara o corpo para os exercícios mais intensos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida na Água

Proponha uma corrida leve dentro da piscina, onde os alunos devem se movimentar de forma coordenada. Essa atividade melhora a resistência cardiovascular e a força muscular. Utilize cronômetros para cronometrar o tempo de cada corrida, incentivando a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Jogos de Equilíbrio

Utilize pranchas flutuantes para criar desafios de equilíbrio. Os alunos devem se manter em pé sobre as pranchas enquanto realizam movimentos com os braços. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio, essenciais para a prática de esportes. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Exercícios de Alongamento

Realize uma sessão de alongamento na água, onde os alunos podem se alongar utilizando a flutuação como aliada. Os alongamentos devem focar em diferentes grupos musculares, promovendo flexibilidade e relaxamento. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Circuito de Força

Monte um circuito com diferentes estações, onde os alunos realizam exercícios de força, como agachamentos e flexões na água. Cada estação deve ter um tempo determinado para que todos possam participar. Essa atividade é excelente para o fortalecimento muscular. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Dança Aquática

Incentive os alunos a criar uma coreografia em grupo, utilizando movimentos de dança adaptados para a água. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de ser uma forma divertida de se exercitar. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogos de Bola

Organize jogos com bola, como vôlei ou basquete aquático. Os alunos devem trabalhar em equipe para marcar pontos, desenvolvendo habilidades de cooperação e estratégia. Essa atividade também melhora a agilidade e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Natação Sincronizada

Divida os alunos em grupos e proponha a criação de uma apresentação de natação sincronizada. Essa atividade exige trabalho em equipe e coordenação, além de ser uma ótima forma de desenvolver a habilidade de seguir ritmos e movimentos. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Desafios de Resistência

Crie desafios de resistência, como nadar de um lado ao outro da piscina várias vezes. Os alunos devem se esforçar para completar o desafio, o que ajuda a melhorar a resistência física e a autoconfiança. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Relaxamento Final

Finalize a aula com uma sessão de relaxamento, onde os alunos flutuam na água enquanto ouvem música suave. Essa atividade é importante para a recuperação muscular e para promover o bem-estar mental. Habilidade BNCC: EF15EF10.