15 Ideias de Atividades (BNCC) de biologia ensino médio 1º ano

1. Experimentos sobre Fotossíntese

Realizar experimentos práticos sobre fotossíntese utilizando plantas aquáticas, como a Elódea. Os alunos podem observar a produção de oxigênio em diferentes condições de luz e temperatura. Essa atividade está alinhada à habilidade EB1.1 da BNCC, que aborda a investigação de fenômenos biológicos.

2. Estudo de Ecossistemas Locais

Os alunos podem realizar uma visita a um ecossistema local, como um parque ou reserva, para observar a biodiversidade. Eles devem registrar as espécies encontradas e discutir a importância da conservação. Essa atividade se relaciona com a habilidade EB2.1 da BNCC, que trata da análise da diversidade biológica.

3. Criação de Herbários

Os estudantes podem coletar plantas da região e criar um herbário, identificando suas características e classificando-as. Essa atividade promove o aprendizado sobre taxonomia e está vinculada à habilidade EB3.1 da BNCC, que envolve a identificação e classificação de seres vivos.

4. Debate sobre Genética

Promover um debate em sala de aula sobre temas atuais em genética, como edição genética e suas implicações éticas. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e crítica, conforme a habilidade EB4.1 da BNCC.

5. Simulação de Cadeias Alimentares

Utilizar jogos ou simulações para representar cadeias alimentares e tecer discussões sobre a interdependência entre os organismos. Essa atividade está alinhada à habilidade EB5.1 da BNCC, que aborda as relações ecológicas.

6. Análise de Água e Solo

Realizar análises de amostras de água e solo para verificar a presença de poluentes. Os alunos podem discutir os impactos ambientais e a importância da preservação, alinhando-se à habilidade EB6.1 da BNCC, que trata da análise de impactos ambientais.

7. Projeto de Conservação

Desenvolver um projeto de conservação para uma espécie ameaçada, incluindo pesquisa sobre a espécie, habitat e ações de preservação. Essa atividade se relaciona à habilidade EB7.1 da BNCC, que envolve a compreensão da importância da conservação da biodiversidade.

8. Estudo de Ciclos Biogeoquímicos

Os alunos podem criar maquetes ou infográficos sobre ciclos biogeoquímicos, como o ciclo da água e o ciclo do carbono. Essa atividade está alinhada à habilidade EB8.1 da BNCC, que aborda a compreensão dos ciclos naturais.

9. Análise de Dados Genéticos

Utilizar softwares de análise genética para que os alunos possam entender a hereditariedade e a variação genética. Essa atividade se relaciona à habilidade EB9.1 da BNCC, que trata da análise de dados em genética.

10. Experimentos sobre Microbiologia

Realizar experimentos simples para observar microrganismos em diferentes ambientes, como solo e água. Os alunos podem cultivar bactérias e discutir suas funções ecológicas, alinhando-se à habilidade EB10.1 da BNCC, que envolve a investigação de seres microscópicos.

11. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas de biologia, como a reprodução das plantas ou a fotossíntese. Essa atividade promove a criatividade e está alinhada à habilidade EB11.1 da BNCC, que envolve a comunicação de conhecimentos científicos.

12. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre biologia, onde os alunos devem responder questões relacionadas ao conteúdo estudado. Essa atividade estimula a revisão e está vinculada à habilidade EB12.1 da BNCC, que trata da aplicação de conhecimentos em contextos diversos.

13. Estudo de Comportamento Animal

Observar o comportamento de animais em um zoológico ou reserva e discutir as adaptações que permitem a sobrevivência. Essa atividade se relaciona à habilidade EB13.1 da BNCC, que aborda a relação entre comportamento e ambiente.

14. Experimentos sobre Reprodução

Realizar experimentos sobre os diferentes tipos de reprodução (assexuada e sexuada) em organismos, utilizando exemplos práticos. Essa atividade está alinhada à habilidade EB14.1 da BNCC, que envolve o estudo dos processos reprodutivos.

15. Criação de um Blog de Ciências

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas descobertas e aprendizados em biologia, promovendo a escrita e a comunicação científica. Essa atividade se relaciona à habilidade EB15.1 da BNCC, que trata da produção de textos científicos.