15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática ensino fundamental 7º ano

1. Jogo da Batalha Naval com Coordenadas

Uma atividade que envolve o jogo da Batalha Naval, onde os alunos devem utilizar o sistema de coordenadas cartesianas para posicionar seus barcos. Os estudantes devem criar suas próprias grade de coordenadas e, ao longo do jogo, praticar a leitura e interpretação de coordenadas, desenvolvendo habilidades de localização e raciocínio lógico. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF07MA01, que aborda a representação de pontos no plano cartesiano.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Nesta atividade, os alunos coletam dados de sua rotina, como a quantidade de horas que passam em diferentes atividades durante a semana. Em seguida, eles devem criar gráficos de barras ou de pizza para representar esses dados. Essa prática ajuda a desenvolver a habilidade de interpretar e construir gráficos, conforme a habilidade BNCC EF07MA02.

3. Resolução de Problemas com Frações

Os alunos recebem uma série de problemas contextualizados que envolvem frações, como receitas culinárias ou divisão de objetos. Eles devem resolver os problemas e apresentar suas soluções, explicando o raciocínio utilizado. Essa atividade é importante para trabalhar a habilidade BNCC EF07MA03, que trata da resolução de problemas envolvendo frações e suas operações.

4. Estudo de Proporções com Receitas

Os alunos devem escolher uma receita e adaptá-la para diferentes porções, utilizando a regra de três simples. Essa atividade permite que os estudantes compreendam a relação de proporções e escalas, alinhando-se à habilidade BNCC EF07MA04, que envolve a resolução de problemas que envolvem proporções.

5. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Os alunos criam um jogo de tabuleiro que envolve questões matemáticas, como operações com números inteiros ou problemas de lógica. Durante o jogo, eles devem responder às perguntas corretamente para avançar. Essa atividade estimula o aprendizado colaborativo e a prática de habilidades matemáticas, conforme a habilidade BNCC EF07MA05.

6. Análise de Gráficos Estatísticos

Os alunos recebem diferentes gráficos estatísticos e devem analisá-los, respondendo a perguntas sobre as informações apresentadas. Essa atividade desenvolve a capacidade de interpretar dados e gráficos, alinhando-se à habilidade BNCC EF07MA06, que trata da análise de informações estatísticas.

7. Criação de Problemas Matemáticos

Nesta atividade, os alunos devem criar seus próprios problemas matemáticos baseados em situações do cotidiano. Após a criação, eles trocam os problemas com colegas e tentam resolvê-los. Essa prática estimula a criatividade e a aplicação de conceitos matemáticos, conforme a habilidade BNCC EF07MA07.

8. Estudo de Figuras Geométricas com Materiais Recicláveis

Os alunos utilizam materiais recicláveis para construir diferentes figuras geométricas. Após a construção, devem calcular a área e o perímetro das figuras criadas. Essa atividade promove a compreensão das propriedades das figuras geométricas e está alinhada à habilidade BNCC EF07MA08.

9. Simulação de Compras com Descontos

Os alunos participam de uma simulação de compras em que devem calcular o valor total de suas compras, aplicando descontos e impostos. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de cálculo e compreensão de porcentagens, conforme a habilidade BNCC EF07MA09.

10. Criação de um Diário Matemático

Os alunos devem manter um diário onde registram suas atividades matemáticas ao longo da semana, incluindo problemas resolvidos, gráficos criados e reflexões sobre o aprendizado. Essa atividade incentiva a autoavaliação e a reflexão sobre o processo de aprendizagem, alinhando-se à habilidade BNCC EF07MA10.