15 Ideias de Atividades (BNCC) dos 5 sentidos

1. Exploração do Olfato: Proponha uma atividade onde os alunos devem identificar diferentes cheiros utilizando frascos com essências variadas, como baunilha, limão e café. Os estudantes devem descrever as sensações que cada aroma provoca. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais.

2. Caça ao Tesouro Tátil: Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos com diferentes texturas (liso, áspero, macio, duro). Eles devem tocar e descrever cada objeto, desenvolvendo a habilidade EF15LP01, que foca na descrição e interpretação de experiências sensoriais.

3. Jogo dos Sons: Crie um jogo onde os alunos devem identificar sons de diferentes instrumentos musicais ou sons da natureza. Após a identificação, eles devem discutir como cada som os faz sentir, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a análise de diferentes formas de arte.

4. Experiência Visual: Realize uma atividade de pintura onde os alunos devem usar cores que representam emoções. Após a atividade, eles devem explicar suas escolhas, desenvolvendo a habilidade EF15AR02, que trata da expressão artística e da comunicação de sentimentos através da arte.

5. Degustação Cega: Proponha uma atividade de degustação onde os alunos provam diferentes alimentos com os olhos vendados. Eles devem descrever os sabores e texturas, estimulando a habilidade EF15CI02, que envolve a investigação e a experimentação de diferentes substâncias.

6. Teatro dos Sentidos: Organize uma apresentação teatral onde os alunos devem usar a mímica para representar diferentes emoções e sensações. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR03, que envolve a expressão e a comunicação através de diferentes linguagens artísticas.

7. Observação da Natureza: Leve os alunos para um passeio ao ar livre, onde eles devem observar e descrever o que veem, ouvem e sentem. Essa atividade promove a habilidade EF15CI03, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais e sociais.

8. Experiência de Aromas: Crie um laboratório de aromas onde os alunos possam misturar diferentes essências e criar seus próprios perfumes. Eles devem apresentar suas criações e descrever as sensações que cada mistura provoca, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos descritivos.

9. Atividade de Movimento: Proponha uma dança onde os alunos devem expressar diferentes emoções através do movimento. Após a atividade, eles devem discutir como o movimento pode transmitir sentimentos, desenvolvendo a habilidade EF15EF01, que trata da expressão corporal e da comunicação não verbal.

10. Construção de Instrumentos: Os alunos podem criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Após a construção, eles devem tocar seus instrumentos e discutir as diferentes sonoridades, alinhando-se à habilidade EF15AR04, que envolve a criação e a apreciação musical.

11. Experiência de Luz e Sombra: Realize uma atividade onde os alunos devem criar sombras utilizando lanternas e objetos. Eles devem descrever as formas e as sensações que as sombras provocam, promovendo a habilidade EF15CI04, que envolve a exploração de fenômenos ópticos.

12. Jardim Sensorial: Crie um jardim onde os alunos possam tocar, cheirar e observar diferentes plantas. Eles devem descrever suas experiências sensoriais, alinhando-se à habilidade EF15CI05, que envolve a investigação e a apreciação da biodiversidade.

13. Contação de Histórias: Os alunos devem criar histórias que envolvam os cinco sentidos. Após a criação, eles devem apresentar suas histórias para a turma, desenvolvendo a habilidade EF15LP03, que trata da produção e da interpretação de narrativas.

14. Experiência de Temperos: Proponha uma atividade onde os alunos devem identificar diferentes temperos apenas pelo olfato e paladar. Eles devem descrever as sensações que cada tempero provoca, alinhando-se à habilidade EF15CI06, que envolve a exploração de sabores e aromas.

15. Criação de um Livro dos Sentidos: Os alunos devem criar um livro ilustrado onde cada página representa um dos cinco sentidos. Eles devem incluir descrições e ilustrações que representem suas experiências sensoriais, promovendo a habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos e a criação artística.