15 Ideias de Atividades (BNCC) língua portuguesa para estrangeiros

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa que envolve a criação de um jogo de vocabulário utilizando cartões com palavras em português e suas traduções. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, tentando adivinhar as palavras em português a partir das traduções. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que busca desenvolver a compreensão e uso de palavras em diferentes contextos.

2. Leitura de Contos Brasileiros

Selecionar contos curtos da literatura brasileira e realizar uma leitura em voz alta, seguida de discussões em grupo sobre o enredo e os personagens. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP02, que foca na interpretação de textos literários e na análise de suas características.

3. Criação de Diálogos

Os alunos devem criar diálogos em português sobre temas do cotidiano, como compras, viagens ou alimentação. Após a elaboração, os grupos podem apresentar suas conversas para a turma. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP03, que incentiva a produção de textos orais e escritos em diferentes contextos.

4. Música e Análise de Letras

Escolher uma música popular brasileira e analisar a letra com os alunos, discutindo o vocabulário e as expressões idiomáticas presentes. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP04, que visa a compreensão e análise de diferentes gêneros textuais, incluindo letras de músicas.

5. Produção de Vídeos

Os alunos podem criar pequenos vídeos em português sobre um tema de interesse, utilizando vocabulário aprendido nas aulas. Essa atividade promove a habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos multimídia e a utilização de diferentes recursos para a comunicação.

6. Debates Temáticos

Organizar debates sobre temas atuais ou culturais do Brasil, onde os alunos devem se preparar e argumentar em português. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que foca no desenvolvimento da argumentação e da expressão oral em diferentes contextos.

7. Jogos de Role-Playing

Promover atividades de role-playing onde os alunos assumem papéis em situações cotidianas, como ir ao médico ou fazer compras. Essa prática está relacionada à habilidade EF15LP07, que busca desenvolver a comunicação em situações reais e simuladas.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando o vocabulário aprendido, incentivando a criatividade e a prática da escrita. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos narrativos e a utilização de diferentes formatos.

9. Análise de Filmes Brasileiros

Assistir a trechos de filmes brasileiros e discutir o contexto cultural e linguístico apresentado. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP09, que visa a compreensão de diferentes manifestações culturais e suas representações na língua portuguesa.

10. Criação de Blog em Português

Os alunos podem criar um blog onde escrevem sobre suas experiências e aprendizados em português. Essa atividade promove a habilidade EF15LP10, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos e a utilização de plataformas digitais para a comunicação.