15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil artes visuais Tarsila do Amaral

1. Pintura com Tintas Naturais

Utilizando elementos da natureza, como frutas e vegetais, os alunos podem criar suas próprias tintas naturais. Essa atividade estimula a criatividade e a exploração sensorial, além de ensinar sobre cores e texturas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Criação de Máscaras Inspiradas em Tarsila

As crianças podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis, inspiradas nas obras de Tarsila do Amaral. Essa atividade promove a expressão artística e a valorização da cultura brasileira. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Colagem de Imagens

Os alunos podem recortar imagens de revistas e jornais para criar uma colagem que represente a visão de Tarsila sobre o Brasil. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Desenho Livre com Temática Brasileira

Incentive os alunos a desenharem livremente, utilizando como inspiração as cores e formas das obras de Tarsila. Essa atividade ajuda a desenvolver a expressão individual e a apreciação da arte. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches inspirados nas personagens das obras de Tarsila e encenar pequenas peças. Essa atividade estimula a criatividade, a linguagem e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Exposição de Artes

Organizar uma exposição com as obras produzidas pelos alunos, inspiradas em Tarsila do Amaral. Essa atividade promove a valorização do trabalho artístico e a interação com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Jogo de Cores

Crie um jogo onde as crianças devem identificar e combinar cores, utilizando as paletas das obras de Tarsila. Essa atividade ajuda no reconhecimento das cores e na coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural inspirado nas obras de Tarsila, utilizando diferentes técnicas e materiais. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Contação de Histórias

Utilizando as obras de Tarsila como ponto de partida, os alunos podem criar e contar histórias que envolvam os personagens e cenários das pinturas. Essa atividade estimula a imaginação e a linguagem oral. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Visita Virtual a Museus

Realizar uma visita virtual a museus que possuem obras de Tarsila do Amaral, promovendo discussões sobre a arte e a cultura brasileira. Essa atividade amplia o conhecimento cultural e artístico dos alunos. Habilidade BNCC: EF15AR10.

1. Pintura com Tintas Naturais

Uma atividade que permite às crianças explorar a criação de tintas a partir de elementos naturais, como frutas e vegetais. Os alunos podem usar beterraba para criar uma tinta vermelha ou espinafre para o verde. Essa atividade estimula a criatividade e a conexão com a natureza, além de desenvolver habilidades motoras finas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Montagem de Colagem com Recortes

Os alunos podem criar colagens utilizando recortes de revistas, jornais e outros materiais. Essa atividade incentiva a expressão artística e a combinação de diferentes texturas e cores. Os professores podem orientar os alunos a contar uma história através da colagem, promovendo a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Criação de Máscaras Inspiradas em Tarsila

As crianças podem criar máscaras que representem personagens das obras de Tarsila do Amaral. Utilizando papel, tintas e outros materiais, os alunos podem explorar a forma e a cor, além de aprender sobre a cultura brasileira. Essa atividade também pode incluir uma apresentação onde cada aluno explica sua máscara. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Desenho Livre com Temática Brasileira

Propor que os alunos realizem desenhos livres inspirados nas obras de Tarsila do Amaral, utilizando cores vibrantes e formas geométricas. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção estética e a capacidade de observação, além de promover a valorização da arte nacional. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente a diversidade cultural do Brasil, inspirado nas obras de Tarsila. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a colaboração, além de permitir que cada aluno contribua com sua visão artística. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Estudo das Cores e Formas

Realizar atividades que explorem as cores e formas presentes nas obras de Tarsila do Amaral. Os alunos podem usar materiais como papel colorido, tesoura e cola para criar composições que representem as obras da artista. Essa atividade desenvolve a percepção visual e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Teatro de Fantoches com Temática de Tarsila

Os alunos podem criar fantoches inspirados em personagens das obras de Tarsila e encenar pequenas peças de teatro. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão oral, além de promover o trabalho em grupo e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Criação de Livros de Arte

Os alunos podem criar um livro de arte onde cada página representa uma obra de Tarsila do Amaral. Eles podem desenhar, colar e escrever sobre o que aprenderam com cada obra. Essa atividade incentiva a pesquisa e a reflexão sobre a arte. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Exploração de Texturas com Materiais Diversos

Propor que os alunos explorem diferentes texturas utilizando materiais como algodão, papel de seda, e areia. Eles podem criar composições que imitem as texturas das obras de Tarsila, desenvolvendo a sensibilidade tátil e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Visita Virtual a Museus

Organizar uma visita virtual a museus que possuem obras de Tarsila do Amaral. Após a visita, os alunos podem realizar atividades de desenho ou pintura inspiradas nas obras que viram. Essa atividade amplia o conhecimento cultural e artístico dos alunos. Habilidade BNCC: EF15AR10.