15 Ideias de Atividades (BNCC) festa junina ensino fundamental

1. Criação de Bandeirinhas Personalizadas

Uma atividade divertida e criativa é a confecção de bandeirinhas típicas de festa junina. Os alunos podem utilizar papel colorido, tesoura e cola para criar bandeirinhas que representem diferentes estados do Brasil. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR01), que incentiva a criação de produções artísticas a partir de diferentes materiais e técnicas.

2. Dança da Quadrilha

Organizar uma apresentação de dança da quadrilha é uma excelente forma de integrar os alunos e promover a cultura popular. Os estudantes podem aprender os passos da dança e se apresentar para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade de Educação Física (EF15EF01), que aborda a prática de danças folclóricas e a valorização da cultura local.

3. Oficina de Comidas Típicas

Realizar uma oficina de comidas típicas juninas, como pipoca, canjica e bolo de milho, pode ser uma experiência enriquecedora. Os alunos podem aprender sobre os ingredientes e a história de cada prato, desenvolvendo habilidades de culinária e trabalho em equipe. Essa atividade se relaciona à habilidade de Ciências (EF15CI01), que envolve a compreensão dos alimentos e sua origem.

4. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a história da festa junina e suas tradições. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Está alinhada à habilidade de Língua Portuguesa (EF15LP01), que incentiva a produção de textos informativos e a utilização de diferentes linguagens.

5. Jogo de Perguntas e Respostas sobre a Festa Junina

Um jogo de perguntas e respostas sobre a festa junina pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos podem se dividir em equipes e responder a perguntas sobre a história, tradições e curiosidades da festa. Essa atividade está relacionada à habilidade de História (EF15HI01), que aborda a valorização das tradições culturais brasileiras.

6. Confecção de Fogueira de Papel

Os alunos podem criar uma fogueira de papel para decorar a sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho manual, além de ser uma ótima oportunidade para discutir a importância da fogueira nas festas juninas. Está alinhada à habilidade de Artes (EF15AR02), que envolve a criação de objetos decorativos.

7. Contação de Histórias Juninas

Promover uma sessão de contação de histórias sobre a festa junina pode ser uma forma de resgatar a tradição oral. Os alunos podem pesquisar e apresentar histórias populares relacionadas à festa. Essa atividade se relaciona à habilidade de Língua Portuguesa (EF15LP02), que enfatiza a oralidade e a produção de narrativas.

8. Criação de Máscaras de Personagens Juninos

Os alunos podem criar máscaras de personagens típicos das festas juninas, como o caipira e a noiva. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de ser uma ótima oportunidade para discutir a importância dos personagens na cultura popular. Está alinhada à habilidade de Artes (EF15AR03), que envolve a criação de personagens e cenários.

9. Música e Roda de São João

Organizar uma roda de música com canções típicas de festa junina é uma forma de integrar a música à cultura. Os alunos podem aprender e cantar músicas tradicionais, promovendo a valorização da cultura popular. Essa atividade se relaciona à habilidade de Música (EF15MU01), que aborda a prática musical e a apreciação de diferentes estilos.

10. Criação de Jogos de Tabuleiro Temáticos

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro com temas juninos, utilizando conhecimentos de matemática e lógica. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade, além de ser uma forma divertida de aprender. Está alinhada à habilidade de Matemática (EF15MA01), que envolve a resolução de problemas e a criação de jogos educativos.