15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto para EJA alfabetização

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o reconhecimento de palavras. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas respectivas imagens. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras em contextos significativos.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver histórias em quadrinhos utilizando personagens e enredos que eles mesmos criam. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, atendendo à habilidade EF15LP02, que foca na produção de textos narrativos.

3. Leitura Compartilhada de Livros

Promover sessões de leitura compartilhada, onde o professor lê um livro e os alunos participam com comentários e perguntas. Essa prática é fundamental para desenvolver a compreensão leitora, conforme a habilidade EF15LP03.

4. Produção de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas que estudaram, utilizando palavras e imagens. Essa atividade promove a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos informativos.

5. Roda de Conversa sobre Experiências Pessoais

Realizar rodas de conversa onde os alunos compartilham suas experiências pessoais. Essa atividade estimula a oralidade e a escuta ativa, em consonância com a habilidade EF15LP05, que aborda a interação oral em contextos diversos.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre conteúdos estudados. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento e a desenvolver a argumentação, alinhando-se à habilidade EF15LP06.

7. Criação de Poemas Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar poemas coletivos, utilizando rimas e ritmos. Essa atividade estimula a criatividade e a sensibilidade literária, atendendo à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos poéticos.

8. Atividades de Alfabetização com Músicas

Utilizar músicas conhecidas para trabalhar a alfabetização, pedindo aos alunos que identifiquem palavras e letras. Essa atividade é eficaz para o desenvolvimento da leitura e escrita, conforme a habilidade EF15LP08.

9. Jogos de Raciocínio Lógico

Incluir jogos que estimulem o raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades matemáticas e de resolução de problemas, alinhando-se à habilidade EF15MA01.

10. Criação de um Diário de Aprendizagem

Os alunos podem manter um diário onde registram suas aprendizagens e reflexões. Essa atividade promove a autoavaliação e a escrita reflexiva, atendendo à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos pessoais.