15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática 2º ano

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e operações matemáticas simples. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de reconhecimento numérico e raciocínio lógico. Habilidade BNCC: (EF02MA01) – Identificar e utilizar números em diferentes contextos.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são problemas matemáticos que os alunos devem resolver para encontrar o próximo local. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: (EF02MA03) – Resolver problemas envolvendo adição e subtração.

3. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre suas frutas favoritas e, em seguida, criam gráficos de barras ou pizza para representar essas informações. Essa atividade ensina sobre coleta de dados e representação gráfica. Habilidade BNCC: (EF02MA12) – Ler e interpretar gráficos e tabelas.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Utilize jogos de tabuleiro que envolvam cálculos matemáticos, como o Banco Imobiliário, adaptando as regras para incluir operações de adição e subtração. Essa atividade promove a prática lúdica da matemática. Habilidade BNCC: (EF02MA04) – Realizar cálculos com números naturais.

5. Atividade de Medidas com Materiais do Dia a Dia

Proponha que os alunos meçam objetos da sala de aula utilizando régua e fita métrica, registrando suas medidas em um quadro. Essa atividade ajuda a entender o conceito de medida e suas unidades. Habilidade BNCC: (EF02MA10) – Medir e estimar medidas de diferentes objetos.

6. Contagem de Dinheiro com Brinquedos

Utilize brinquedos que simulem dinheiro para ensinar os alunos a contar e realizar trocas. Essa atividade é essencial para o entendimento do sistema monetário. Habilidade BNCC: (EF02MA05) – Compreender o valor do dinheiro e realizar operações simples.

7. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos devem criar sequências numéricas a partir de um número inicial, utilizando adição ou subtração. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a identificação de padrões. Habilidade BNCC: (EF02MA06) – Identificar e criar padrões numéricos.

8. Desenho e Cálculo de Áreas

Os alunos desenham formas geométricas e calculam suas áreas utilizando fórmulas simples. Essa atividade ajuda a entender conceitos de geometria e suas aplicações. Habilidade BNCC: (EF02MA11) – Reconhecer e calcular áreas de figuras planas.

9. Contagem de Passos e Distâncias

Realize uma atividade ao ar livre onde os alunos contam quantos passos precisam dar para percorrer uma determinada distância, relacionando a matemática com o movimento. Habilidade BNCC: (EF02MA09) – Estimar e medir distâncias.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos Matemáticas

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem problemas matemáticos, estimulando a criatividade e a aplicação da matemática em narrativas. Habilidade BNCC: (EF02MA02) – Resolver problemas contextualizados.