15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia do 6º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo pode ser extremamente enriquecedora para os alunos do 6º ano. Os estudantes podem utilizar materiais recicláveis para construir um mapa em tamanho real, destacando continentes, oceanos e países. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA 6.1, que aborda a localização e a representação do espaço geográfico.

2. Estudo de Caso: Climas do Brasil

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre os diferentes climas do Brasil, dividindo-se em grupos para pesquisar e apresentar as características de cada tipo de clima. Essa atividade promove a habilidade GEOGRAFIA 6.2, que trata da diversidade climática e suas influências nas atividades humanas.

3. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia

Desenvolver um jogo de tabuleiro que aborde questões geográficas, como capitais, rios e montanhas, pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos podem criar perguntas e respostas, estimulando a habilidade GEOGRAFIA 6.3, que envolve a compreensão de elementos naturais e sociais do espaço geográfico.

4. Pesquisa sobre População e Urbanização

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a população e a urbanização em diferentes regiões do Brasil. Essa atividade pode incluir gráficos e tabelas, abordando a habilidade GEOGRAFIA 6.4, que discute a dinâmica populacional e os processos de urbanização.

5. Criação de um Blog de Viagens

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham informações sobre diferentes países, suas culturas e geografia. Essa atividade estimula a habilidade GEOGRAFIA 6.5, que incentiva a pesquisa e a comunicação sobre a diversidade cultural e geográfica do mundo.

6. Análise de Mapas Históricos

Os alunos podem analisar mapas históricos e discutir as mudanças geográficas ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada com a habilidade GEOGRAFIA 6.6, que envolve a interpretação de mapas e a compreensão das transformações do espaço geográfico.

7. Simulação de Conferência sobre Sustentabilidade

Realizar uma simulação de conferência onde os alunos discutem temas relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente pode ser muito enriquecedor. Essa atividade se relaciona com a habilidade GEOGRAFIA 6.7, que aborda a relação entre sociedade e natureza.

8. Criação de Infográficos sobre Recursos Naturais

Os alunos podem criar infográficos que apresentem informações sobre os recursos naturais do Brasil, como sua distribuição e importância. Essa atividade está ligada à habilidade GEOGRAFIA 6.8, que discute a utilização e a conservação dos recursos naturais.

9. Estudo de Campo em uma Área Verde

Uma visita a uma área verde local pode proporcionar uma experiência prática de aprendizado. Os alunos podem observar a flora e fauna, relacionando com a habilidade GEOGRAFIA 6.9, que trata da biodiversidade e da importância dos ecossistemas.

10. Debate sobre Globalização

Promover um debate sobre os impactos da globalização na cultura e na economia pode estimular o pensamento crítico dos alunos. Essa atividade se alinha à habilidade GEOGRAFIA 6.10, que discute as relações globais e suas consequências locais.