15 Ideias de Atividades (BNCC) para trabalhar o carnaval

1. Criação de Máscaras de Carnaval

Uma atividade divertida e criativa onde os alunos podem explorar a cultura do Carnaval por meio da confecção de máscaras. Os estudantes podem utilizar materiais recicláveis, como papelão, tecidos e tintas, para criar suas próprias máscaras. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR01, que aborda a apreciação e a produção de arte.

2. Dança das Cores

Os alunos podem participar de uma dança temática, onde cada grupo representa uma cor do Carnaval. A atividade pode incluir a pesquisa sobre a simbologia das cores e sua relação com a festividade. Essa atividade se conecta à habilidade EF15EF02, que incentiva a expressão corporal e a apreciação das danças populares.

3. Desfile de Fantasias

Organizar um desfile de fantasias onde os alunos podem apresentar suas criações. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre a história do Carnaval e suas tradições. A habilidade EF15HI01 pode ser trabalhada, abordando a história e a cultura do Brasil.

4. Oficina de Música de Carnaval

Promover uma oficina onde os alunos aprendem a tocar instrumentos típicos do Carnaval, como tambor e cuíca. A atividade pode incluir a composição de uma música original sobre o Carnaval. Essa prática está alinhada à habilidade EF15AR02, que envolve a criação e a apreciação musical.

5. Pintura Coletiva de Painéis

Os alunos podem participar de uma pintura coletiva, criando painéis que representem a alegria do Carnaval. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR03, que aborda a produção artística em grupo e a valorização do trabalho colaborativo.

6. Contação de Histórias de Carnaval

Realizar uma sessão de contação de histórias que explore as tradições do Carnaval em diferentes regiões do Brasil. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas histórias. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP01, que incentiva a leitura e a oralidade.

7. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Após a confecção, podem realizar uma apresentação musical. Essa atividade se alinha à habilidade EF15AR04, que envolve a produção e a apreciação de sons e ritmos.

8. Pesquisa sobre as Escolas de Samba

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as principais escolas de samba do Brasil, suas histórias e contribuições para o Carnaval. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15HI02, que aborda a pesquisa histórica e cultural.

9. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que promovam a importância do Carnaval e suas tradições. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR05, que envolve a produção de materiais gráficos e a comunicação visual.

10. Jogos e Brincadeiras de Carnaval

Organizar jogos e brincadeiras típicas do Carnaval, como a corrida de sacos e a dança das cadeiras. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15EF03, que aborda a prática de jogos e brincadeiras tradicionais.