15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre família para ensino fundamental

1. Mapa da Família

Os alunos devem criar um mapa da família, onde desenharão e descreverão os membros de suas famílias. Essa atividade promove a identificação e a valorização das relações familiares, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Entrevista com os Pais

Os alunos realizarão entrevistas com seus pais ou responsáveis, coletando informações sobre a história da família, tradições e costumes. Essa atividade incentiva a comunicação e o respeito pelas histórias familiares. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Cartão de Dia dos Pais ou Mães

Os alunos criarão cartões personalizados para o Dia dos Pais ou Dia das Mães, expressando seus sentimentos e gratidão. Essa atividade desenvolve a habilidade de escrita e a expressão de emoções. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos poderão criar um teatro de fantoches que represente situações do cotidiano familiar. Essa atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Livro de Receitas da Família

Cada aluno deve trazer uma receita que é tradicional em sua família e, juntos, criar um livro de receitas. Essa atividade promove a cultura alimentar e a troca de experiências. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Linha do Tempo Familiar

Os alunos criarão uma linha do tempo que represente a história de sua família, incluindo eventos importantes e datas significativas. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de tempo e a importância da história familiar. Habilidade BNCC: EF15HI01.

7. Jogo de Memória sobre a Família

Os alunos criarão um jogo de memória utilizando fotos de seus familiares e palavras que os descrevam. Essa atividade estimula a memória e o reconhecimento das relações familiares. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Debate sobre Valores Familiares

Os alunos participarão de um debate sobre os valores que consideram importantes em suas famílias, promovendo o respeito e a empatia. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

9. Criação de um Álbum de Família

Os alunos deverão montar um álbum com fotos e histórias de suas famílias, promovendo a valorização da memória afetiva. Essa atividade estimula a organização e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP07.

10. Apresentação de Projetos sobre a Família

Os alunos poderão desenvolver um projeto sobre a importância da família, apresentando suas pesquisas e reflexões para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa, a oratória e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

11. Música sobre a Família

Os alunos poderão compor uma música que fale sobre suas famílias, utilizando instrumentos ou apenas a voz. Essa atividade promove a expressão musical e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

12. Criação de um Blog Familiar

Os alunos poderão criar um blog onde compartilham histórias e experiências de suas famílias, utilizando a tecnologia para se expressar. Essa atividade desenvolve habilidades digitais e de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP09.

13. Exposição de Fotos da Família

Os alunos poderão organizar uma exposição com fotos de suas famílias, contando a história de cada imagem. Essa atividade promove a valorização da cultura e da história familiar. Habilidade BNCC: EF15AR03.

14. Jogo de Perguntas sobre a Família

Os alunos criarão um jogo de perguntas e respostas sobre suas famílias, promovendo o conhecimento e a interação entre os colegas. Essa atividade estimula a curiosidade e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP10.

15. Criação de um Mural da Família

Os alunos poderão criar um mural coletivo que represente a diversidade das famílias da turma, com fotos, desenhos e textos. Essa atividade promove a inclusão e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15AR04.