15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre meio ambiente para 1º ano

1. Criação de um Jardim Secreto

Os alunos podem criar um pequeno jardim na escola ou em casa, utilizando sementes de plantas nativas. Essa atividade permite que os estudantes aprendam sobre a importância da flora local e como cuidar do meio ambiente. A habilidade BNCC correspondente é EF01CI01, que aborda a observação e o cuidado com a natureza.

2. Desenho da Natureza

Os alunos podem realizar desenhos de elementos da natureza, como árvores, animais e rios. Essa atividade estimula a criatividade e a observação do ambiente ao redor. A habilidade BNCC correspondente é EF01AR01, que incentiva a expressão artística e a apreciação do meio ambiente.

3. Coleta de Lixo na Comunidade

Organizar uma atividade de coleta de lixo em um parque ou área pública ajuda os alunos a entenderem a importância da limpeza e conservação do meio ambiente. A habilidade BNCC correspondente é EF01CI02, que trata da responsabilidade social e ambiental.

4. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples que demonstrem a importância da água, como a evaporação e a filtragem, pode ser muito educativo. A habilidade BNCC correspondente é EF01CI03, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

5. Contação de Histórias sobre o Meio Ambiente

Promover sessões de contação de histórias que abordem temas ambientais ajuda a sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação. A habilidade BNCC correspondente é EF01LP01, que foca na leitura e interpretação de textos.

6. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que informem sobre a importância da preservação ambiental e o uso consciente dos recursos naturais. A habilidade BNCC correspondente é EF01LP02, que incentiva a produção de textos e a comunicação visual.

7. Visita a uma Reserva Natural

Organizar uma visita a uma reserva natural ou parque ecológico proporciona aos alunos uma experiência prática sobre a biodiversidade e a conservação. A habilidade BNCC correspondente é EF01CI04, que envolve a exploração do ambiente natural.

8. Jogo de Memória sobre Animais em Extinção

Desenvolver um jogo de memória que inclua animais em extinção ajuda os alunos a aprenderem sobre a biodiversidade e a importância da preservação das espécies. A habilidade BNCC correspondente é EF01CI05, que trata do conhecimento sobre a fauna e flora.

9. Plantio de Árvores

Realizar uma atividade de plantio de árvores na escola ou em um espaço comunitário ensina os alunos sobre a importância das árvores para o meio ambiente. A habilidade BNCC correspondente é EF01CI06, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

10. Criação de um Diário Ecológico

Os alunos podem manter um diário ecológico onde registram suas observações sobre a natureza, como mudanças climáticas e a fauna local. A habilidade BNCC correspondente é EF01CI07, que incentiva a observação e o registro de fenômenos naturais.

11. Atividades de Reciclagem

Promover atividades de reciclagem com materiais que seriam descartados ensina os alunos sobre a importância da reutilização e redução de resíduos. A habilidade BNCC correspondente é EF01CI08, que aborda a gestão de resíduos e a sustentabilidade.

12. Criação de um Mapa da Natureza

Os alunos podem criar um mapa da natureza da área onde vivem, identificando pontos importantes como parques, rios e áreas verdes. A habilidade BNCC correspondente é EF01GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

13. Experiência com Compostagem

Realizar uma atividade de compostagem com restos de alimentos ensina os alunos sobre a transformação de resíduos em adubo e a importância da reciclagem orgânica. A habilidade BNCC correspondente é EF01CI09, que aborda o ciclo de vida dos materiais.

14. Observação de Pássaros

Organizar uma atividade de observação de pássaros ajuda os alunos a aprenderem sobre a avifauna local e a importância da preservação dos habitats. A habilidade BNCC correspondente é EF01CI10, que trata da observação e identificação de seres vivos.

15. Criação de um Blog sobre Meio Ambiente

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e dicas sobre como cuidar do meio ambiente. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa. A habilidade BNCC correspondente é EF01LP03, que incentiva a produção de textos digitais.